Macapá enfrenta 17 horas de chuva intensa e registra quedas de árvores e alagamento


Moradores da capital podem acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer momento pelo número 3242-1770. Macapá registrou quedas de árvores durante uma quarta-feira intensa de chuvas
Defesa Civil de Macapá
Macapá, capital do estado do Amapá, foi atingida por uma intensa chuva que durou cerca de 17 horas consecutivas, causando transtornos e prejuízos para a população. O fenômeno ocorreu nesta quarta-feira (26), e deixou várias ruas alagadas, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
Conforme o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Aldair Santos, a capital recebeu 87,2 milímetros de chuva durantes as mais de 15 horas. A quantidade de água foi suficiente para causar alagamentos em vários bairros da cidade.
“Para você ter uma ideia, 15 milímetros de chuva na cidade do Rio de Janeiro alaga tudo. Entretanto, a cidade de Macapá ainda tem o potencial de escoamento”, explica.
Os bairros mais afetados pela chuva foram Novo Horizonte, Congós, Jardim Equatorial e Infraero 2. Na casa de um morador do bairro de Congós, a água chegou a cobrir mais de 15 centímetros acima da altura dos pés.
Morador contou que é comum o alagamento de sua residência durante o inverno amazônico
Arquivo pessoal/Daniel Fernandes
Daniel Fernandes mora com outros cinco adultos e uma criança, contou ser normal o alagamento de sua casa durante o período. Disse ainda que já teve vários danos por conta das fortes chuvas.
“Anteriormente, já perdemos cama, guarda-roupa, comoda”, conta Daniel.
Moradores de Macapá podem acionar a Defesa Civil Municipal a qualquer momento pelo número 3242-1770.
Além dos transtornos, a chuva também resultou na queda de árvores em algumas áreas da cidade. A defesa civil municipal informou que, após o término da chuva, as equipes realizaram a desobstrução e limpeza de vários canais da cidade.
“O trabalho se estendeu pela noite inteira até o início da manhã. Essa água escoou pela bacia natural da cidade, áreas de ressaca, o que levou o alagamento em áreas de ressaca; não tivemos registro de famílias desabrigadas”, detalha Aldair Santos.
A Defesa Civil Municipal diz que a cidade está em estado de alerta laranja: com pancadas de chuvas em áreas isoladas com volumes de chuvas indefinidos a qualquer momento.
Orientações
Evite transitar por áreas alagadas ou estacionar carros em baixo de árvores;
Não atravesse o carro em ruas extremamente alagadas
Atenção ao aumento de circulação de animais peçonhentos durante o período
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.