Você sabia que o seu café diário pode ter impurezas?


Reportagem especial apresenta diferenças entre cafés com curiosidades. Documentos da Anvisa e da Associação Brasileira do Café esclarecem casos O café é uma bebida amplamente consumida no mundo todo, sendo a segunda commodity mais negociada no mercado internacional, atrás apenas do petróleo. No entanto, nem todo café é igual, e muitos consumidores não sabem que a bebida que consomem pode estar contaminada por impurezas.
Cuidados com o café
Divulgação
As impurezas no café podem ter diversas origens, desde o processo de cultivo até o preparo da bebida. No cultivo, o uso de pesticidas e outros produtos químicos pode deixar resíduos na planta do café, que podem se transferir para a bebida final.
Além disso, durante a colheita e o processamento do café, é comum a presença de pedras, galhos e outras partículas estranhas que podem acabar misturadas ao café.
Outro fator que contribui para a presença de impurezas no café é o armazenamento inadequado. Muitas vezes, o café é armazenado em locais úmidos e com pouca ventilação, o que pode favorecer o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem contaminar o produto.
O que diz a Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu uma nova resolução sobre a qualidade do café que é produzido no Brasil. Com novos padrões de classificação para o café torrado comercializado no Brasil estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a partir da Portaria nº 570.
Entre as mudanças, algumas poderão ser percebidas diretamente pelo consumidor, já que estarão expostas nas embalagens: a espécie de café, o ponto de torra e a denominação “fora de tipo” caso o produto não consiga atingir os padrões mínimos de cafeína, extrato aquoso e a nota de qualidade global da análise sensorial estabelecidos pela Portaria.
A rigor o que se busca é a garantia da qualidade do café torrado para todos os tipos de cafés. Atualmente, na comercialização desse produto, os consumidores baseiam-se na qualidade expressa na embalagem ou na fidelidade a uma marca, onde se cria uma expectativa positiva sobre o café que se pretende consumir.
“A nova regra vem ao encontro dos objetivos do Ministério, que é assegurar a oferta de produto de qualidade e seguro ao consumo e ao mesmo tempo estimular o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva e uma concorrência leal no mercado”, explica o coordenador-geral de Qualidade Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso.
O que diz a ABIC?
A ABIC, a Associação Brasileira da Indústria de Café, criou uma norma com boas práticas para a fabricação de cafés. A norma estabelece requisitos técnicos para a concessão do Símbolo da Qualidade ABIC do Programa da Qualidade do Café ABIC.
Ela foi elaborada pela equipe técnica da ABIC e aprovada pela Comissão Permanente da Qualidade. As organizações precisam demonstrar os seguintes pontos: produto com qualidade mínima exigida, produto de acordo com as especificações da ficha técnica emitida pela própria empresa, processo produtivo com condiçoes de manter a qualidade da forma consistente, produto conforme as Resoluções RDC 14 (matérias estranhas), RDC 07 (micotoxinas) e RDC 277 (umidade).
Para isso, será exigido das organizações: prova da qualidade do produto final; parâmetros mínimos de controle da produção; não estar com pendência com o Programa do Selo de Pureza e laudos anuais demonstrando a conformidade.
Grãos Doko
Doko Coffee
O que dizem os especialistas em café?
Entrevistamos Marcio Shinagawa, Consultor Gastronômico da Asianline. Ele explica o que precisa ser levado em conta quando falamos de impurezas no café.
“O café pode apresentar alguns defeitos que afetam seu sabor e qualidade. Os mais comuns são grãos defeituosos, que podem estar danificados, ocos, verdes, brocados, mofados ou fermentados, o que resulta em um sabor desagradável que pode prejudicar a saúde. Outro defeito é a presença de impurezas, como pedras e galhos, que podem danificar as máquinas de moer café além de afetar o sabor final da bebida. O café também pode ser afetado pela torrefação inadequada, o que pode levar a um sabor amargo ou queimado. Para evitar esses defeitos, é importante escolher cafés de alta qualidade e armazená-los corretamente”, explicou o especialista.
Doko Coffee
Doko Coffee
Como encontrar o café com qualidade máxima?
Para evitar consumir café contaminado por impurezas, é importante escolher um café de qualidade e de origem confiável.
Prefira cafés que tenham sido cultivados sem o uso de agrotóxicos e que tenham passado por um processo de colheita e processamento cuidadoso.
Empresário Amós Santana em São José dos Campos SP
Doko Coffee
Além disso, verifique as condições de armazenamento do café antes de comprar. No preparo da bebida, é importante utilizar água limpa e filtrada, e limpar regularmente os utensílios utilizados no preparo do café, como a cafeteira e o coador.
Doko Coffee
Doko Coffee
Também é recomendado moer o café na hora do preparo, para garantir que ele esteja fresco e livre de impurezas.
O café é uma bebida deliciosa e muito apreciada, mas é importante estar atento à presença de impurezas que podem comprometer a sua qualidade e até mesmo a sua saúde. Escolha um café de qualidade, de origem confiável, e cuide do preparo da bebida para garantir uma experiência de degustação satisfatória e segura.
Escolhendo Doko
Já ouviu falar nos cafés Doko? Os cafés servidos na Doko são exclusivos e de alta qualidade. Os grãos são selecionados a dedo e torrados de forma artesanal para garantir que o sabor e o aroma sejam perfeitos.
Os baristas são especializados e preparam cada bebida com muito cuidado e atenção aos detalhes. Além dos cafés tradicionais, a Doko também oferece opções de bebidas geladas, como frappuccinos e smoothies.
Doko Coffee
Doko Coffee
Produção Doko com certificações e garantia de qualidade
A Doko trabalha com dois produtores próprios de café: Mitsuo Nakao e João de Oliveira. São cafés sem impurezas e com todos os selos de qualidade.
Sobre Nakao: há 30 anos, Sr. Mitsuo Nakao saiu do interior de São Paulo para iniciar um novo projeto de vida: cultivar café no cerrado mineiro. Na fazenda Serra Negra, onde sai o café exclusivamente, produzimos café 100% arábica nas variedades de Bourbon Vermelho e Amarelo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Mundo Novo e IBC 125.
Doko Coffee
Doko Coffee
Certificações: Rainforest Alliance Certified – ajuda produtores produzirem lavouras melhores, adaptar a mudança climática, aumentar produtividade e reduzir custos. Estes benefícios fornecem empresas com um suprimento estável e seguro de produtos certificados.
Torrador de café próprio
Na Doko você encontra o torrador de café Atilla, que possui a melhor tecnologia de automação do Brasil. Possui exclusivo sistema de controle de chama, o mais rápido do mundo. Seu queimador possui tecnologia de micro chama, altamente preciso e estável, com potência suficiente para alterar em questão de segundos a temperatura do ar e tambor.
Doko Coffee
Doko Coffee
Todos esses diferenciais, e muito mais!, você encontra na Doko em São José dos Campos.
Quero saber mais sobre a Doko!
Siga o Instagram para saber mais.
Clique para conferir cardápio e contatos.
A Doko Coffee and Wine Experience é o lugar ideal para quem procura uma experiência única e sofisticada com café e vinho em São José dos Campos. Com um ambiente agradável, bebidas exclusivas e comidas deliciosas, a cafeteria é uma excelente opção para quem quer desfrutar de momentos especiais com amigos ou em reuniões de negócios.
Doko 27042023
A Doko Coffee & Wine fica na rua Dr. Orlando Feirabend Filho, 230, loja 06, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos (SP). Aberto das 8h às 20h, de segunda a sexta. Sábados e Domingos, das 8h às 18h. Estacionamento no local.
“BEBA COM MODERAÇÃO” ​

Adicionar aos favoritos o Link permanente.