Polícia prende 26 pessoas durante operação contra tráfico de drogas em Rosário do Sul

policia-prende-26-pessoas-durante-operacao-contra-trafico-de-drogas-em-rosario-do-sul


Ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (27). Um dos presos é suspeito de ter instigado, de dentro da prisão, briga que terminou com 14 feridos no Presídio Estadual de Rosário de Sul em março deste ano. Mandados foram cumpridos em Rosário do Sul durante operação contra o tráfico de drogas
Greici Siezemel/RBS TV
A Polícia Civil prendeu 26 pessoas durante uma operação contra o tráfico de drogas, na manhã desta quinta-feira (27), em Rosário do Sul e Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul; em Santa Maria, na Região Central; e em Caxias do Sul, na Serra.
Conforme o delegado delegado Giovani Lovato, responsável pela ação, foram expedidos 25 mandados de prisão preventiva; 32 de busca e apreensão; 19 bloqueios bancários; e duas transferências de detentos do sistema prisional.
Dos 26 presos, 23 foram presos preventivamente por tráfico de drogas e três, em flagrante – sendo que uma delas, por posse ilegal de arma de fogo. Do total, 11 já cumpriam pena por algum crime cometido anteriormente e ocupavam celas em prisões de Rosário do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias do Sul.
“Temos provas que apontam o envolvimento de todas essas pessoas com o armazenamento, venda e controle de drogas na cidade, principalmente maconha, crack e cocaína nos bairros Vila Nova, Areias Brancas, Jardim Paraíso e Jorge Arigony”, explica o delegado Lovato.
Lovato sinaliza, ainda, que três das pessoas que já estavam presas foram identificadas como chefes do esquema de tráfico de drogas que existe na cidade. Uma delas é suspeita de ter instigado, de dentro da prisão, uma briga entre detentos que terminou com 14 feridos no Presídio Estadual de Rosário do Sul.
A investigação do caso começou em 2020 e aponta que os chefes do esquema se uniram para controlar o tráfico na cidade. A polícia descobriu, inclusive, que, mesmo preso, um deles continuava a tomar decisões a respeito da forma como o crime era conduzido. Uma das pessoas presas é a esposa dele, que usava o nome da irmã do esposo para movimentar dinheiro. Ela era laranja do esquema que buscava encobrir a origem do dinheiro.
Todos foram levados para a delegacia de polícia e, então, seriam encaminhados para casas prisionais.
Foram presas 26 pessoas durante operação contra o tráfico de drogas em Rosário do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias do Sul
Greici Siezemel/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.