Stone Temple Pilots: Robert DeLeo fala de bossa nova e explica como música brasileira inspirou um dos maiores hits da banda

Grupo se apresenta no festival Summer Breeze neste fim de semana em São Paulo. O Stone Temple Pilots está prestes a iniciar mais uma passagem pelo Brasil. Nesta quinta-feira (27), a banda americana se apresenta no Rio de Janeiro, ao lado de The Winery Dogs e do Velvet Chains. No sábado (29), será a vez da capital paulista. O STP se apresenta no festival Summer Breeze, no Memorial da América Latina, ao lado de outros grandes nomes do hard rock e do metal.
O sucesso comercial levou o Stone Temple Pilots a se consolidar como uma das referências do rock dos anos 90. O som cheio de guitarras e a voz marcante do vocalista Scott Weiland são, hoje, a cara de um rock americano em grande momento na época. Contemporâneo de Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, o STP sempre foi classificado como grunge. Mas um dos pilares da banda não aceita esye rótulo.
Robert DeLeo é baixista, compositor e fundador do Stone Temple Pilots ao lado do irmão, o guitarrista Dean DeLeo, e do baterista Eric Kretz. Scott Weiland, depois de idas e vindas por conta do vício em drogas, acabou sendo demitido da banda em 2013. Ele morreu aos 48 anos em 2015.
Por pouco mais de dois anos, Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park, assumiu o papel de frontman. Ele saiu da banda amigavelmente para novamente se dedicar ao Linkin Park até sua morte precoce, em 2017. Depois de sua saída, o trio fundador do Stone Temple Pilots realizou centenas de audições e, em 2017, oficializou Jeff Gutt como vocalista. Gutt continua na banda até hoje.
Robert DeLeo conversou com o Bom Dia SP em entrevista online, enquanto ainda estava em Santiago, no Chile, onde o STP iniciou a perna sul-americana da turnê de 2023.
Confira a íntegra da entrevista abaixo:
A conversa começou com uma explicação de DeLeo sobre o processo de composição de um dos grandes sucessos da banda, “Interstate Love Song”, sua curiosa ligação com a bossa nova e seu gosto pessoal pela música brasileira e influências em geral. Veja:
Líder do Stone Temple Pilots fala sobre carreira e influência da música brasileira
Em uma entrevista ao produtor musical americano Rick Beato, Robert DeLeo lembrou como o início dos anos 1990 foram um período muito “saudável” para a “música de guitarras”. Abaixo, ele fala sobre a evolução do mercado musical nas últimas décadas e refuta a corriqueira associação entre a californiana Stone Temple Pilots e o grunge, subgênero muito vinculado às bandas de Seattle, como o Nirvana, o Pearl Jam e o Soundgarden.
Líder do Stone Temple Pilots fala sobre carreira e influência da música brasileira
A influência de DeLeo como baixista e compositor ajudou a definir o som do Stone Temple Pilots. Em 2022, o primeiro álbum da banda, Core, completou 30 anos. Abaixo, ele fala sobre sua reação ao analisar o impacto do sucesso dos primeiros trabalhos em sua carreira e sobre tocar pouquíssimas músicas mais recentes nos shows.
Líder do Stone Temple Pilots fala sobre carreira e influência da música brasileira
Paul McCartney, em entrevista ao produtor Rick Rubin, disse que sempre se viu como um ex-Beatle, mas que o tempo o fez fã de sua antiga banda. Hoje, McCartney conta que se admira com alguns dos seus primeiros trabalhos. DeLeo foi questionado sobre sua relação com suas primeiras composições. A resposta está no próximo vídeo, assim como um comentário sobre seu primeiro álbum solo, lançado em 2022, Lessons Learned, e um recado ao público brasileiro.
Líder do Stone Temple Pilots fala sobre carreira e influência da música brasileira
Serviço
Stone Temple Pilots – Summer Breeze Festival
Onde: Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Zona Oeste
Quando: sábado (29) e domingo (30), a partir das 10h
Mais informações: www.summerbreezebrasil.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.