Currículos para cargos administrativos e operacionais: veja dicas e modelos


Valorizar as experiências e destacar as que têm compatibilidade com os cargos buscados estão entre as dicas de especialistas. Especialista ressalta importância de destacar conquistas e metas alcançadas em trabalhos anteriores.
Freepik
Currículos para cargos operacionais e administrativos têm praticamente a mesma estrutura, mas é preciso ressaltar as atividades realizadas em cada cargo exercido, diz a especialista em recolocação Taís Targa.
Com aplicativos gratuitos: como fazer um currículo usando só o celular?
“A concorrência é grande e é preciso chamar a atenção do recrutador”, ensina.
Veja abaixo as dicas de Larissa Gonçalves, gerente de seleção da Luandre RH, que intermedia a recolocação em cargos operacionais e administrativos no país.
👉 Ao final da reportagem, você verá cinco modelos de currículos para cargos operacionais e administrativos.
✨ O que destacar nas experiências profissionais
Para cargos administrativos:
Destaque sua experiência com palavras-chave que correspondam à descrição da vaga;
Inclua os principais resultados ou consequências positivas gerados por sua atuação em empregos anteriores. Exemplos: redução de custo e tempo, atualização de processos, ganho de agilidade.
Se possível, quantifique os resultados que alcançou e metas que atingiu em porcentagens e números;
Para cargos operacionais:
Detalhe, de forma objetiva, as tarefas de sua rotina, até mesmo os equipamentos e programas que utilizava para desenvolver seu trabalho;
Se não tiver muita experiência, cite resultados de trabalhos voluntários ou em projetos especiais.
📋 Experiências distintas devem ser compatíveis com o cargo
Tanto para cargos administrativos quanto operacionais, o ideal é que o candidato cite em seu currículo as experiências mais compatíveis com a função ou área em que deseja atuar, pois esse aspecto é o mais analisado pelas empresas.
Não há problema em incluir experiências diferentes da área em que pretende atuar, desde que haja um ponto em comum entre elas e a vaga.
“Caso a pessoa tenha experiência em áreas ou tarefas diferentes, é importante filtrar cada uma e destacar o que é importante para a vaga a que está se candidatando. Isso aumenta as chances de conseguir uma entrevista”, explica Larissa.
🤥 Cuidados importantes como erros e mentiras
Segundo Larissa, o currículo é um documento apresentado e reconhecido pelo candidato e, por isso, é preciso fazer uma revisão ortográfica ou solicitar a um conhecido de confiança que cumpra a função.
“A revisão de todos os dados contidos no currículo é muito importante, uma vez que ele é o cartão de visita do candidato”, diz.
Além disso, as mentiras contadas no currículo são facilmente descobertas durante o processo seletivo através de testes, contato com a última empresa e solicitação de certificados e diplomas.
“Mentir nunca é indicado – o candidato perde a vaga e a credibilidade para futuras oportunidades. O ideal é sempre focar nas qualidades e resultados alcançados em cada momento profissional”, diz.
✉️ Cartas de recomendação e referências profissionais
De acordo com Larissa, não é obrigatório o candidato incluir cartas de recomendação ou referências profissionais (contatos). Mas, caso ele tenha, pode enviar junto com o currículo.
🎯 O que colocar no ‘objetivo’
No campo “objetivo”, o candidato deve colocar o cargo ou a área aos quais está concorrendo.
“O candidato deve evitar (escrever) ‘à disposição da empresa’, ‘desempregado’, ‘busco recolocação profissional’, pois isso dificulta o direcionamento do currículo”, diz Larissa.
O que colocar no ‘objetivo’ do currículo para primeiro emprego?
✏️ Cursos
De acordo com Larissa, o candidato pode incluir cursos fora da área a que está concorrendo, desde que eles contribuam de alguma forma para atuação no cargo pretendido.
Exemplos: comunicação não violenta, como falar bem em público são cursos genéricos que beneficiam qualquer profissional, independentemente da sua área de atuação.
“O único ponto de atenção é em relação à quantidade: o ideal é citar os últimos quatro cursos realizados para que as experiências não fiquem desproporcionais ao número de cursos”, indica Larissa.
🌎 Idiomas
O ideal é que idiomas a partir do nível intermediário sejam incluídos – se não tiver a partir desse nível, é melhor não citar.
📄 Modelos de currículos
Veja abaixo modelos de currículos elaborados pela Luandre, Vagas.com e Catho.
Currículo para cargos administrativos elaborado pela Luandre
Divulgação
Currículo para cargos operacionais elaborado pela Luandre
Divulgação
Modelo de currículo para vagas de porteiro, elaborado pela Catho
Divulgação
Modelo de currículo para auxiliar de cozinha, elaborado pela Catho
Divulgação
VÍDEOS: Como fazer currículo pelo celular com aplicativos gratuitos
Como fazer currículo no celular usando o Documentos Google
Como fazer currículo no celular usando o Pages
Como fazer currículo no celular usando o Pages

Adicionar aos favoritos o Link permanente.