Consulta para reitor da UFC encerra, e Custódio Almeida recebe maioria dos votos


O candidato foi o mais votado em 2019, na última consulta, mas não foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2023, a outra concorrente é Elizabeth Daher, professora da Faculdade de Medicina. Custódio Almeida recebe maioria dos votos em consulta para o cargo na UFC.
Divulgação UFC
O professor Custódio Almeida foi o candidato mais votado na consulta pública para o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará. A vice é Diana Azevedo, atualmente vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT). A votação encerrou às 21h desta quarta-feira (26). Docentes, servidores e estudantes participaram do pleito.
Em segundo lugar, ficou Elizabeth Daher, professora da Faculdade de Medicina, e atual pró-reitora de Extensão. O vice é Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração. Elizabeth é a candidata apoiada pelo atual reitor, Cândido Albuquerque.
O professor foi o mais votado na última eleição, mas acabou não sendo escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O chefe do Executivo tem o poder de determinar a indicação ao cargo.
A Comissão Eleitoral (CE), responsável pela consulta para a escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), comemorou a grande participação da comunidade acadêmica no primeiro dia de votação.
Até as 11h desta quarta-feira, foram contabilizados 16.286 votos, número 35,7% maior do que o total de votantes na última consulta, realizada em 2019.
Na última parcial de votos, 1.658 eram de docentes, correspondendo a 75,9% dessa categoria; 1.770 de servidores técnico-administrativos, com 55,7% da categoria; e 12.858 discentes, 36,5% do total de estudantes aptos a votar.
A evolução do processo de votação deste ano foi comparada com os números da consulta de 2019, que contabilizou o total 11.997 votantes, dos quais 1.668 (79,0%) docentes, 1.622 (47,2%) servidores técnico-administrativos e 8.707 (24,2%) discentes.
Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.