Ribeirão Preto, SP, é a 4ª cidade do estado a abrir mais MEIs em março; veja setores que mais cresceram


Foram 715 novas empresas no período. Comércio, varejo especializado em eletrodoméstico e equipamentos de áudio e vídeo, e promoção de vendas foram as áreas que mais se destacaram. Cresce número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Ribeirão Preto, SP
Reprodução EPTV
Ribeirão Preto (SP) ocupa o quarto lugar entre as cidades do estado de São Paulo que mais abriram conta de Microempreendedor Individual (MEI) em março, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
O levantamento aponta que, no último mês, 715 pessoas começaram a busca pela autonomia profissional.
São Paulo (SP) ocupa o primeiro lugar no ranking de contas MEI abertas, com 2.397 novas empresas, seguida de Campinas (SP), com 896, e Guarulhos (SP), com 828.
Ainda de acordo com o levantamento, 54,3% das pessoas que abriram MEI em Ribeirão no último mês são homens e 45,7% são mulheres.
Em média, 281 delas são jovens, com idades entre 21 e 30 anos, e 173 com idades entre 31 a 40 anos.
Homens representam cerca de 54% das pessoas que abriram microempresas
Reprodução EPTV
Analista de negócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, Marcelo Hiene explica que, apesar da facilidade em se ter um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), é preciso estudar e encontrar uma forma saudável e rentável de permanecê-lo ativo.
“Não é só abrir o CNPJ. Com o CNPJ em mãos, começa o trabalho árduo do empreendedor de buscar se capacitar, melhorar os processos de gestão para não só fazer a operação do negócio, mas transformar em um negócio lucrativo”.
Ainda segundo o analista, os dois primeiros anos são os mais difíceis para microempreendedores, isso porque esse é o período que eles estão consolidando a empresa e aprendendo a desenvolver e administrar o negócio.
Por isso, destaca Hiene, é necessário fazer cursos de gestão e receber consultoria para que seja possível prosseguir com o empreendimento.
“A expectativa de vida de uma empresa pode ser em torno de dois anos, justamente, por falta planejamento, falta de busca de informações. A pessoa abre a empresa e não se liga que vai precisar de um capital de giro, um estoque, ela precisa se aperfeiçoar, precisa buscar curso de gestão e consultoria e o Sebrae tá aqui pra isso também. É importante ter um controle financeiro, não misturar caixa pessoal com caixa da empresa, são muitas dicas que ela precisa, de fato, se capacitar”.
No site do Sebrae existem cursos online e gratuitos para o aperfeiçoamento do empreendedor e dicas de como evitar erros para garantir saúde financeira.
Veja abaixo os setores que mais se destacaram no período:
Comércio varejo especializado em eletrodoméstico e equipamentos de áudio e vídeo (74)
Promoção de vendas (72)
Preparação de documentos e serviços especializados em apoio administrativo não especificados anteriormente (54)
Cabeleireiro, manicure e pedicure (35)
Outras atividades de ensino não especificados anteriormente (27)
Treinamento de desenvolvimento profissional e gerencial (27)
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar (24)
Transporte rodoviário de carga, exceto para produtos perigosos e mudanças municipal (19)
Serviços de organização de tarefas, congressos, exposições e festas (18)
Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação (16)
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.