Conectividade em estradas é principal demanda de usuários e precisa ser ampliada, diz ministro


Renan Filho deu declarações em audiência de comissão da Câmara. Uma das empresas vencedoras do leilão do 5G terá de fornecer cobertura em 36 mil quilômetros de rodovias até 2029. O ministro dos Transportes, Renan Filho
TV Globo/Reprodução
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta terça-feira (12) que a conectividade nas rodovias é a principal demanda de motoristas e que é preciso ampliar o serviço de telefonia e internet nas estradas brasileiras.
Renan Filho deu as declarações durante participação em audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
“A conectividade das rodovias é o primeiro item de pedido dos usuários de rodovias. Tanto o celular, que é o mais simples, mas também a conectividade por internet, que hoje em dia as pessoas precisam muito. O cidadão não fala mais por ligação tradicional, o cidadão fala por ligação de WhatsApp hoje e precisa ter rede”, afirmou o ministro após ser questionado sobre o tema pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP).
Na avaliação de Renan Filho, a implantação de torres de sinal 4G ou 5G em rodovias é mais simples do que a disponibilização da conexão por internet, como WI-FI.
Apesar do reconhecimento da necessidade, o titular dos Transportes não explicou como o avanço da disponibilização de sinal seria feito.
Leilão do 5G
Em 2021, durante o leilão do 5G, a empresa Winity Telecom ganhou o direito de explorar a faixa nacional de 700 MHz, e com a licença, a obrigatoriedade de levar sinal de internet para as principais rodovias do país.
A empresa terá que cobrir quase 36 mil quilômetros de estradas com infraestrutura para 4G ou mais, em trechos indicados pela Anatel, entre 2023 e 2029. Atualmente, pelo menos 57 quilômetros de rodovias são atendidos por alguma tecnologia móvel (2G, 3G e/ou 4G).
Ainda durante a participação na comissão, o ministro do governo Lula defendeu a aprovação do novo arcabouço fiscal, proposto pela equipe econômica liderada pelo ministro Fernando Haddad.
Para Renan Filho, a aprovação do projeto é fundamental para ter a “sustentação da capacidade de investimentos” e não voltar ao baixo nível de investimento verificado no governo anterior. “O Brasil precisa ter uma capacidade mínima de investimentos”, disse o ministro Renan Filho.
100 dias de governo
De acordo com o Ministério dos Transportes, houve neste ano um aumento dos valores empenhados para infraestrutura rodoviária e ferroviária, em comparação com 2022, último ano do governo Bolsonaro. Segundo a pasta, no ano passado foram empenhados R$ 800 milhões. Agora, de janeiro a março, foram R$ 3 bilhões.
“Nesse mês de abril vamos chegar a R$ 6 bilhões empenhados, o que já será mais do que todo o recurso empenhado no ano passado. Nós precisamos chegar a R$ 21 bilhões até dezembro. Reativando os contratos, intensificando os esforços para que as empresas possam acreditar nesse novo momento, que não é fácil”, disse o ministro Renan Filho.
Concessão de rodovias
O governo elabora um novo momento da concessão no Brasil, focado em garantir investimentos em adequação, duplicação, melhorias da adequação e de capacidade de rodovias, além de modicidade tarifária. O ministro Renan Filho afirmou que a pasta está focada na qualidade da concessão.
Atualmente, o Brasil tem 14 mil quilômetros concedidos à iniciativa privada. Desses, 4. 500 quilômetros estão com problemas nas licitações, segundo o ministério.

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