• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cozinha afetiva: 5 dicas para iniciantes no Dia do Cozinheiro

O Dia do Cozinheiro, celebrado nesta sexta-feira (10), surge para homenagear aqueles que se dedicam em transformar ingredientes em momentos de afeto, união e criação de boas memórias. A Chef Daniela Boldori, do Boldori Cozinha Afetiva, conversou com a reportagem do ND Mais e destaca dicas para cozinheiros iniciantes.

Daniela é Chef e conversou com a reportagem do ND Mais sobre os primeiros passos na cozinha – Foto: Arquivo Pessoal/ND

5 dicas da chef Dani para iniciantes

‘Chefe é apenas um cargo dentro de uma cozinha, saiba que antes somos cozinheiros’;
‘Ninguém é tão inteligente que não tenha nada para aprender e ninguém é tão ignorante que não tenha nada para ensinar; seja humilde;’
‘Seja criativo e não tenha medo de errar;’
‘Nunca pare de estudar, mas não precisa viajar ou comprar cursos caríssimos, caso não tenha condições. Às vezes, uma leitura nos leva para lugares extraordinários;’
‘Trate bem seus clientes, compreenda o desejo deles e mostre interesse;’

Chef Dani detalha as dicas

1. Qual o primeiro passo para começar na cozinha?

A chef explica que iniciou na cozinha ainda na casa dos pais quando era criança. “Elaborava as refeições para minha família e para amigos dos meus pais. Acredito que a base veio deles, não foi algo aprendido por meio de cursos”.

Por isso, o conselho de Daniela é começar dentro da própria casa com a criação de memórias afetivas. “Comida com afeto gera sentimentos e aguça a criatividade por novas técnicas e novas receitas. Desconheço algo melhor do que cozinhar para quem amamos”, completa.

2. Qual utensílio eu preciso?

A dica da chef é começar pelo básico, pois, segundo ela, os melhores equipamentos são as mãos e a própria criatividade. Mas, Daniela cita alguns itens para iniciar, como uma faca para carne, fouet, uma boa frigideira e uma panela para um bom molho.

Em relação aos itens, a dica da chef é começar pelo básico – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

3. Posso substituir ingredientes?

As substituições devem ser feitas de forma inteligente e com base no resultado final. “Ousar nas receitas sempre é bom, mas para quem é iniciante manter a receita original faz com que você aprenda sobre medidas, tempo de preparo, tempo de forno e quantidades”, detalha.

4. Tem algum segredo para deixar a receita mais gostosa?

Cada receita tem um modo de execução e os ingredientes devem ter harmonia para que o resultado seja agradável ao paladar.

Mas, a chef costuma dizer que um dos ingredientes que ela mais utiliza é o amor. “Afinal o alimento não nutre apenas o corpo, nutre também nossa alma e nosso espírito”, ressalta.

5. Qual o aspecto mais encantador da profissão?

O que encanta Daniela é oferecer aos clientes, amigos e familiares experiências e memórias afetivas por meio da comida de verdade. “Não importa o ingrediente, seja ele de custo mais elevado ou de fácil acesso, o que importa é no que irá transformá-lo”.

6. Dani indica a profissão?

“Sim, embora vista como uma profissão de glamour, não se engane, é árdua e requer muito esforço. Mas, com humildade e amor, tudo se supera”, finaliza a Chef Daniela.

Dica extra da chef no Dia do Cozinheiro

A dica extra da chef Dani é sobre repassar os seus aprendizados e conhecer novas realidades. “Não retenha conhecimento, quanto mais você ensina, mais você aprende”, finaliza.

Daniela Boldori dá dicas para iniciantes na arte de cozinhar – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.