• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Muito antes de Virgínia: com bois, máquinas de waffle e joias na madrugada, Brasil tem décadas de história com ‘live shopping’

muito-antes-de-virginia:-com-bois,-maquinas-de-waffle-e-joias-na-madrugada,-brasil-tem-decadas-de-historia-com-‘live-shopping’


Influencer disse que faturou mais de R$ 22 milhões em uma live em que promovia vendas. Mas a técnica, aidna que de forma analógica, existe no Brasil há décadas. Shoptime, canal de vendas de produtos para a casa.
Shoptime/Reprodução
A influencer Virgínia Fonseca disse que faturou mais de R$ 22 milhões fazendo “live shopping” (vendas ao vivo) para sua marca de cosméticos. Mas a iniciativa da influenciadora não é novidade para os brasileiros. Há vários anos, canais de TV fazem a venda de produtos variados, ao vivo e pelo telefone.
O g1 lista a seguir alguns dos programas e canais do gênero que existem desde a década de 90. Joias, eletrodomésticos, cama e mesa e até bois são vendidos ao vivo em uma tradição que vive no imaginário dos brasileiros.
📺 Shoptime – Criado em 1995, é considerado o primeiro canal de home shopping da América Latina, modalidade de venda de produtos para a casa por meio de um canal de TV. Dois anos depois, o Shoptime também ganhou um site de comércio eletrônico. Atualmente é uma empresa de varejo com vendas em site, app, TV e catálogo online.
Imagem de arquivo do canal Shoptime
Reprodução
Uma das características do canal sempre foi a presença de famosos para estimular a venda de produtos: Rosana Garcia, Monique Evans, Roberta Close, Rodolfo Bottino, Marcos Veras, Antonio Pedro, Rafael Baronesi, Carlos Bottini, Carlos Takeshi e Viviane Romanelli são alguns exemplos. Com eles, o programa atingiu marcas, por exemplo, a venda de 500 máquinas de waffles em 90 minutos.
A empresa foi comprada pelo grupo controlador das Lojas Americanas em agosto de 2005 por R$ 126,7 milhões. A aquisição abriu caminho para que o Shoptime integrasse a B2W Digital, proprietária de sites como Submarino e Americanas.com.
💍 Medalhão Persa – Vem do sul do país outro sucesso de vendas pela TV, que é ouro puro. Literalmente. O programa de TV, voltado para a venda de joias, é contemporâneo do Shoptime. A empresa está no mercado desde 1997 vendendo joias para todo o Brasil pela TV e hoje, claro, também pela internet. Como o nome indica, foi criada por um iraniano.
Imagem de programa de TV voltado para a venda de joias.
Medalhão Persa / Reprodução
Masoud Jafari chegou ao Brasil em 1994, a convite de um amigo que trabalhava em Curitiba. Antes, viveu dez anos nos Estados Unidos. As joias oferecidas na TV são criadas e confeccionadas pelos ourives da empresa. O Medalhão Persa vende tapetes e artigos de decoração. Os programas são transmitidos entre o fim da noite e a madrugada na TV Aparecida. O grupo tem ainda transmissões no Facebook e no Youtube.
🐂 Canal do Boi – é um canal de TV, com a programação voltada para temas do agronegócio, pioneiro na maneira de comercializar gado: foi a primeira emissora voltada para leilões de bois, cabras e cavalos no mundo. Faz parte da rede Sistema Brasileiro do Agronegócio, junto ao Agro Canal. Fundada em 1995, em Campo Grande, tem até hoje sua sede na capital de Mato Grosso do Sul.
ENTENDA: O que é live shopping
Imagem de transmissão no Canal do Boi
Canal do Boi / Reprodução
O canal tem transmissão por satélite (parabólica e TV a cabo) e também pela internet. O grupo dono do Canal do Boi tem outros três canais: Agro Canal, o Novo Canal e o Conexão BR, que estão presentes na televisão por assinatura em várias operadoras, disponíveis também na internet. A estimativa é que, juntos, estes canais alcancem 80 milhões de telespectadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.