Cachorros estão passando por ‘terceira onda de domesticação’, segundo pesquisa

Pesquisadores de uma universidade da Suécia chegaram a uma conclusão surpreendente após analisarem o comportamento de diversas raças de cachorros com os humanos. Segundo eles, os cães podem estar passando pela “terceira onda de domesticação” e entrando em uma nova fase de evolução.

Estudo conclui que os cachorros estão passando por “terceira onda de domesticação” – Foto: Internet/Reprodução ND

Com a passagem das décadas, os cachorros são cada vez menos requisitados para tarefas de pastoreio, caça de pragas e proteção. Com a domesticação pelos humanos, eles estão se tornando mais calmos e com rotina sedentária.

O estudo foi realizado e desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, e investigou como esses animais desenvolveram a capacidade de trabalhar com humanos.

Durante a pesquisa, os cientistas acabaram descobrindo que os níveis de ocitocina, hormônio responsável pelo vínculo social em cachorros, responsável por fazer com que o animal busque contato humano, aumentaram.

Pesquisa revelou “terceira onda de domesticação” nos cachorros

No estudo, os pesquisadores observaram 60 cães da raça Golden Retriever enquanto tentavam levantar a tampa de um pote de comida, feito intencionalmente para ser impossível de abrir.

Também foi coletado DNA de dentro do nariz dos cachorros para determinar qual variante do receptor de ocitocina cada um tinha.

Os cães realizaram esse teste comportamental duas vezes: uma após receber uma dose de spray nasal de ocitocina e outra após receber uma dose de spray nasal de solução neutra. A proposta foi verificar o tempo que eles levariam para pedir ajuda ao humano.

O resultado mostrou que cães com uma variante genética específica do receptor de ocitocina tiveram uma reação mais forte ao spray com o hormônio do que os outros cães. Além disso, a dose de ocitocina os tornou mais propensos a pedir ajuda humana.

A partir disso, os especialistas caninos Brian Hare e Vanessa Woods disseram que os traços comportamentais dos cães estão passando por uma terceira onda de domesticação.

Cachorros se adaptaram às rotinas casuais com os humanos – Foto: Getty Images/ND

Cachorros se adaptaram aos tempos modernos

Para a revista The Atlantic, Woods e Hare se mostraram convencidos de que os cães de serviço estão “excepcionalmente bem adaptados à vida no século 21”.

Essa mudança fez com que alguns comportamentos que tornavam os cães atraentes para os ancestrais humanos ficassem desadaptativos. “Proteger-se contra pessoas e animais estranhos pode tornar um cachorro mais difícil de andar pela vizinhança”, escreveram Woods e Hare.

*Com informações do portal Canal do Pet

Adicionar aos favoritos o Link permanente.