Maior seleção de dança do Brasil ocorre nesta semana em Joinville

Bailarinos de vários estados chegam a Joinville, no Norte catarinense, nesta semana para a maior seleção de dança do país. A seletiva oferece 40 vagas e ocorrerá entre os dias 18 e 19 de outubro na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Maior seleção de dança do Brasil ocorre nesta semana em Joinville – Foto: Saulo Cruz/Reprodução/ND

Ao todo, 3.083 crianças passaram pelo processo de seleção do Bolshoi, o que significa que houve 77 candidatos por vaga. Em Joinville, 387 crianças participarão da seletiva final.

A escolha dos novos alunos, que iniciarão em 2025, consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica, onde médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura e articulações. Os aprovados nessa fase voltam no dia 19 de outubro, sábado, para fazer a parte artística-musical.

Já a etapa artístico-musical e cognitiva é realizada por profissionais da dança, músicos e professores que avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Os aprovados serão bolsistas da Escola de Teatro Bolshoi, a única extensão fora da Rússia, com 100% de gratuidade e ainda receberão benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança.

As 40 vagas serão distribuídas entre meninos e meninas para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi que tem duração de oito anos. Estados como Alagoas, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Mato Grosso Paraíba e Goiás estarão representados na seletiva.

Mais de 3 mil candidatos passaram pelo processo seletivo e 387 crianças estarão na final em Joinville – Foto: Saulo Cruz/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.