O que significa falar sozinho com frequência? A psicologia explica

Você costuma falar sozinho por longos períodos de tempo? Não se preocupe pois é absolutamente normal! A psicologia explica que essa ação pode trazer efeitos positivos para o corpo. Descubra o que realmente significa.

Falar sozinho pode ser muito benéfico para a saúde mental – Foto: Freepik/ND

Segundo a psicologia, falar sozinho ajuda na saúde mental e no gerenciamento emocional, trazendo muitos benefícios psicológicos. De acordo com o professor de psicologia Gary Lupya, falar sozinho pode recuperar memórias, melhorar a concentração e proporcionar segurança.

A psicoterapeuta Anne Schaef concorda com essa linha de pensamento e ainda acrescenta que falar consigo mesmo ajuda a controlar as emoções e a reduzir tensões.

“Todos precisamos conversar com alguém que nos conheça bem e esteja do nosso lado. E essa pessoa somos nós mesmos. Esse autoconhecimento, alimentado pelo diálogo interno, atua como uma valiosa ferramenta cognitiva que nos permite liberar tensões e encontrar alívio emocional”, diz a especialista.

Conversar consigo mesmo promove um melhor autoconhecimento – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Os especialistas afirmam que falar em segunda ou terceira pessoa, fortalece a autoestima, a autoconfiança e estimula a criatividade. Existem também diversos outros benefícios de falar consigo mesmo, segundo a psicologia.

Os benefícios de falar sozinho:

Compromete você com suas tarefas;
Reduz sentimentos de solidão;
Aumenta a concentração e retenção de informações;
Aumenta a motivação;
Organiza pensamentos.

Falar consigo mesmo aumenta a concentração – Foto: Freepik/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.