X volta a funcionar no Brasil; Quem já consegue acessar a plataforma?

Após determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, a rede social X volta a ter autorização para funcionar no Brasil. Usuários relataram ter conseguido acessar a plataforma ainda na noite de terça-feira (8), mas o desbloqueio ainda não aconteceu em todos os dispositivos. Entenda o motivo.

Decisão de Moraes determinou a volta da plataforma X no Brasil – Foto: Getty Images/Reprodução ND

A situação foi regularizada com o pagamento das multas, a indicação de um representante legal no país e o bloqueio de perfis que estão sob investigação. “Decreto o término da suspensão e autorizo o imediato retorno das atividades do X Brasil Internet Ltda. em território nacional”, escreveu Moraes na decisão.

X volta ao Brasil: por que a plataforma ainda não está disponível para todos os usuários?

Alexandre de Moraes determinou que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) notifique as empresas de telecomunicação sobre o desbloqueio. Dessa forma, X volta a funcionar de forma gradual no Brasil, assim como ocorreu quando a rede foi bloqueada, com a liberação nos dispositivos dependendo das operadoras de internet do país.

X de volta: desbloqueio da plataforma acontece de forma gradual no país – Foto: Jane de Araújo/Agência Senado/Reprodução/ND

O prazo indicado pelo ministro para o desbloqueio foi de 24h. A liberação da rede em todas as operadoras, então, deve ocorrer até a tarde desta quarta-feira (9).

Multa havia sido depositada em conta errada e atrasou liberação da plataforma

Após o X depositar a multa de R$ 28,6 milhões em conta errada, a Caixa Econômica Federal transferiu o valor ao Banco do Brasil na última segunda-feira (7). O pedido de transferência foi feito por Alexandre de Moraes.

X de volta: rede retorna ao Brasil após regularizar situação e atender pedidos de Moraes – Foto: Lucas Fantinatti

O envio foi direcionado para uma conta diferente do que a Suprema Corte informou na semana passada. A Caixa repassou o valor à conta correta e a rede social teve a liberação autorizada.

A suspensão das atividades da rede havia sido decretada em 30 de agosto, após o X se recusar a cumprir determinações da Justiça, incluindo a necessidade de nomear um representante legal no Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.