Mesmo sem obrigatoriedade do voto, idosos comparecem às urnas em Praia Grande, SP


Voto é facultativo para maiores de 70 anos. Mesmo sem obrigatoriedade do voto, idosos comparecem às urnas em Praia Grande (SP)
Antonio Marcos/g1 Santos
Mesmo sem ter obrigação de votar, idosos acima de 70 anos compareceram cedo em escolas de Praia Grande, no litoral de São Paulo, para ir às urnas neste domingo (6).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O comerciante Bartolomeu Alves de Souza, de 77 anos, acordou cedo para votar na escola estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busch, no bairro Boqueirão. Ele diz que faz questão de exercer o direito ao voto, mesmo sabendo da não obrigatoriedade.
“Existem muitas situações que incentivam o voto. Quando o candidato é bom, ele faz algo pela população. A entrada da minha rua está belíssima, sem buracos e bem cuidada. Por isso, tem que estar presente sempre”, diz ele, que mora na cidade há 30 anos.
Eleitora no mesmo local, a esposa de Bartolomeu, a também comerciante Luiza Francisca da Silvia Souza, de 76 anos, conta que apesar da evolução das últimas décadas, o município ainda tem que melhorar. “A saúde ainda está devagar. Por exemplo, depois da pandemia ficou ruim. A população está aumentando, mais hospitais ajudaria”, revela.
Praia Grande tem cinco candidatos a prefeito registrados para disputar as eleições municipais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Alberto Mourão (MDB), Danilo Morgado (União Brasil), Dr Lissandto (PL), Pai Roblez (PDT) e Danilo Sugoi (Mobiliza)
Segundo maior colégio eleitoral da Baixada Santista, com mais de 261 cidadãos aptos a votar, o município ganhou mais 35 mil eleitores de 2020 para cá, sendo 53% do eleitorado feminino.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.