Urap Maria Barroso deixa de atender em horário estendido a partir de sexta-feira (28) em Rio Branco


A partir de sábado (29), atendimentos das 7h às 22h passam a ser feitos na Urap Hidalgo de Lima, por conta de proximidade com UPA da Sobral, em Rio Branco. Unidades Cláudia Vitorino e Roney Meireles continuam com horário ampliado. Urap Maria Barroso, em Rio Branco
Assis Lima/Asscom Prefeitura de Rio Branco
A Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, no bairro Ayrton Senna, volta com o atendimento normalizado a partir desta sexta-feira (28), das 7h às 17h, em Rio Branco.
A decisão foi anunciada em coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira (27) pela secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, que destacou que o horário de atendimento na modalidade das 7h às 22h foi transferido para a Urap Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral, que passa a atender desta maneira já neste sábado (29).
“Devido à nossa necessidade, estamos mudando, a partir de sábado (29), o atendimento estendido. Vai passar para a Urap Hidalgo de Lima devido à proximidade da UPA da Sobral, que vai facilitar mais a vida dos munícipes que ali procuram”, falou.
Andrade disse ainda que as unidades só voltam ao horário normal depois da contratação dos médicos do processo seletivo simplificado, tendo em vista que irão atuar na atenção básica do município. Durante a enchente, a Semsa e a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) fizeram um acordo para que os atendimentos fossem estendidos: o estado disponibilizava os profissionais e o município, as unidades.
O prefeito Tião Bocalom anunciou, no dia 6 de abril, que 383 profissionais de saúde seriam contratados por meio de um seletivo. Das vagas anunciadas, 71 são para médicos.
Maria Barroso
A Urap Maria Barroso era uma das três Uraps que tiveram o horário de funcionamento estendido para atender a população durante a enchente do Rio Acre.
A unidade já chegou a ter atendimento suspenso nesta modalidade no início de abril, quando servidores alegavam ameaças constantes de membros de facção. Na época, a Secretaria de Segurança (Sejusp-AC) havia informado que iria manter o policiamento na Urap. Além disto, o funcionamento foi garantido às 22h.
Imunização
Vacina covid-19 acre rio branco
Odair Leal/ Secom
A vacinação contra a Covid-19 continua nesta sexta-feira (28) em unidades de saúde de Rio Branco. São pelo menos 10 pontos de vacinação, sendo que algumas unidades seguem atendendo em horário estendido. Além disso, duas unidades seguem atendendo em horário estendido, das 7h às 22h, e são elas:
Urap Cláudia Vitorino
Urap Roney Meireles
Urap Hidalgo de Lima
Dose bivalente
Desde quarta-feira (26), a vacinação bivalente contra a Covid-19 está disponível para toda a população acima dos 18 anos em Rio Branco. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) confirmou que o reforço estará disponível em mais de 10 unidades de saúde.
A vacina bivalente já está disponível nos postos de saúde do estado desde o dia 27 de fevereiro, mas antes, apenas grupos prioritários poderiam tomar a dose do imunizante.
A Semsa disponibiliza o imunizante nas Unidades de Referência da Atenção Primária (Urap) abaixo, das 8h às 16h:
Urap Ary Rodrigues – Rua 6 de Agosto, 1095 – Seis de Agosto
Urap Vila Ivonete – Av. Antônio da Rocha Viana, 2910 – Vila Ivonete
Urap Augusto Hidalgo de Lima – Rua Tião Natureza, 29 – Palheiral
Urap Cláudia Vitorino – Rua Baguari, 40 – Taquari
Urap Francisco Augusto Bacurau – Rua América Mateus, S/N – Vila Albert Sampaio
Urap Maria Barroso – Av. Sobral s/n – Ayrton Senna
Urap Roney Meireles – R. Arara, 132 – Adalberto Sena
Urap Rosângela Pimentel – Rua Maria Francisco Ribeiro, s/n – Calafate
Urap São Francisco – Tv. da Vertente, 487 – Vitória
Unidade de Saúde da Família Valdeísa Valdez – Rua Antônio Ribeiro, nº 571, Loteamento Santo Afonso, Belo Jardim
Policlínica Barral y Barral – Rua São Lázaro, s/n – Conjunto Tangará
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de monitoramento do governo, o Acre já aplicou 1.719.885 doses de vacina até esta quinta-feira (27). Das doses, 693.663 pessoas tomaram a primeira dose, 581.227 a segunda e 13.670 a dose única. Além disso 22.983 tomaram a dose adicional para imunossuprimidos. Ao todo, segundo o painel, 594.897 foram imunizadas contra a doença.
São contabilizadas ainda:
305.192 – primeiro reforço;
91.770 segundo reforço;
288.688 doses aplicadas em crianças e adolescentes;
185.489 em adolescentes de 11 a 17 anos;
103.199 em crianças de 5 a 11 anos.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.