Escorpiões preocupam moradores de Américo Brasiliense: ‘em 30 dias, quase 20 pegos’, diz aposentada


Moradores reclamam que bueiros sujos estão atraindo os animais peçonhentos. Município já teve 9 pessoas picadas neste ano, contra 13 no ano passado inteiro. Moradores reclamam do aparecimento de escorpiões em Américo Brasiliense
Moradores do bairro Maria Luiza, em Américo Brasiliense (SP), estão preocupados com o aparecimento de escorpiões. Somente neste ano, 9 pessoas foram picadas.
O problema, segundo a população, é que animais estão vindo de bueiros entupidos de sujeira. O Centro de Controle de Zoonoses informou que vai encaminhar a situação para que limpeza seja feita.
Compartilhe no WhatsApp
Escorpiões em 2022:
65 notificações
13 acidentes
Escorpiões em 2023 até abril:
45 notificações
9 acidentes
Aparecimento de escorpiões em Américo Brasiliense
Renan Ciconelo/EPTV
Os animais peçonhentos tem aparecido com frequência na Avenida Ana Pinto Santa Maria. A aposentada Maria José Lopes Oliveira mora há 17 anos no bairro e já não aguenta mais ver tanto escorpião.
“Meu marido foi pegar a toalha para enxugar o rosto e o escorpião estava nela. Em 30 dias, foram quase 20 pegos aqui”, disse.
Recentemente a prefeitura limpou uma área verde que acumulava lixo, mas os bueiros continuam sujos.
Bueiro com sujeira em Américo Brasiliense
Renan Ciconelo/EPTV
O aposentado Pedro Gonçalves de Oliveira vive limpando esse bueiro na porta de casa, mas não dá conta de manter todos os outros limpos também e pede ajuda das pessoas e da prefeitura.
“Os outros estão todo sujos, só fica limpo esse porque eu limpo. Geralmente o lixo vem com a água. Entope e eles não vêm limpar”, disse.
LEIA TAMBÉM: Escorpiões: saiba o que fazer em caso de picada e como prevenir acidentes
O chefe do setor de zoonoses, Ronaldo Fanco, afirma que bueiros sujos podem atrair escorpiões, até porque onde tem sujeira, pode ter barata e ela é o principal alimento desses animais peçonhentos.
Sobre o problema no bairro Maria Luiza, ele diz que vai repassar para o órgão competente. “Após levantamento nós vamos estar fazendo uma varredura em toda a região, abrindo um memorando direto para outros setores, fazendo esses apontamentos, esses restos de entulhos que estão disseminando a proliferação de escorpião no bairro”, afirmou.
O chefe do setor de zoonoses de Américo Brasiliense, Ronaldo Fanco
Renan Ciconelo/EPTV
O chefe do setor reforça a importância de se manter os cuidados para deixar esses animais bem longe das casas.
“Escorpiões gostam de alta incidência de umidade e calor, então ele convive na rede de esgoto. Ele tem contato em nossas residências através de ralos, cifões que são colocados de forma irregular, tanques que não são vedados e caixas de gordura que são mal calafetadas”, disse.
O risco é bem grande, já que uma picada de escorpião pode até matar. “Olhar bem embaixo da cama, em roupa. Já fui picada em Minas Gerais, mas tomei o remédio e fui para o hospital. Lugar muito escondido, úmido, mofado é um perigo e tem que tomar bastante cuidado”, disse a dona de casa Tatiana Gonçalves dos Santos.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.