Rio Juruá transborda e Defesa Civil monitora áreas alagadas em Cruzeiro do Sul


José Lima, coordenador do órgão no município, afirmou que remoção de moradores deve ser necessária caso o manancial chegue aos 13,30 metros. Rio Juruá ultrapassou a cota de transbordo, que é de 13 metros, em Cruzeiro do Sul
Rayza Lima/Rede Amazônica
O Rio Juruá alcançou 13,20 metros na manhã desta quarta-feira (12) e ultrapassou a cota de transbordo, que é de 13 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, José Lima, a remoção de famílias de áreas alagadas deve ser necessária caso o manancial alcance os 13,30 metros.
Leia mais
Rio Juruá ultrapassa cota de alerta em Porto Walter e quatro bairros são atingidos pelas águas
Rio Juruá ultrapassa cota de alerta e autoridades alertam para sequência de dias chuvosos em Cruzeiro do Sul e municípios próximos
“Segundo nosso levantamento, tendo em vista que Porto Walter ainda subiu ontem à noite, é possível que tenhamos ainda 48 horas de subida do rio. Se não houver chuvas na região, é possível que chegue pelo menos a 13,50 metros, o que pode acarretar alguma retirada de família”, afirmou.
Lima informou ainda que o índice de 13,30 metros é o patamar no qual a relocação de famílias iniciou em anos anteriores. O coordenador também ressaltou projetos da administração municipal para a retirada de residências construídas em áreas que costumam ser atingidas.
“Tivemos mais de 30 residências retiradas de áreas baixas, assim como outras construções que ainda não sabemos se vai ser necessária a retirada”, destacou.
Monitoramento é feito pela Defesa Civil em áreas alagadas em Cruzeiro do Sul
Rayza Lima/Rede Amazônica Acre
Cheia em Porto Walter
O Rio Juruá em Porto Walter, no interior do Acre, ultrapassou a cota de alerta, que é de 10 metros, e marcou 10,27 metros em medição feita às 17h40 desta terça-feira (11). Segundo o prefeito do município, César Andrade, medidas a curto, médio e longo prazo já começaram a ser discutidas para serem implementadas a fim de se prevenir uma possível alagação. Algumas áreas do município, inclusive, já começam a ser monitoradas in loco.
Na manhã desta quarta-feira (12), o manancial teve um aumento de 2 centímetros no nível e foi a 10,29 metros, acima da cota de alerta, que é de 10 metros, e 61 centímetros abaixo da cota de transbordo, que é de 11 metros.
Até a terça, 4 bairros foram afetados pelas águas. Nesta terça (11), o coordenador da Defesa Civil do município, Manoel Coelho, explicou que foi feito o monitoramento nas comunidades tidas como áreas baixas.
“O monitoramento permite que a gente tenha um balanço real das possíveis necessidades que surjam. Também estamos fazendo orientações importantes a população dessas áreas. Estamos de prontidão”, disse.
Em Porto Walter, Rio Juruá também segue subindo
Asscom/Prefeitura
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.