Dia Mundial do Ocapi: conheça o mamífero parente da girafa, mas com listras de zebra

Todos os anos, no dia 18 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Ocapi, mamífero parente das girafas e que possuí coloração próxima às zebras. A data foi criada por um projeto de conservação, visando conscientizar pela preservação da espécie e seu risco de extinção.

Dia Mundial do Ocapi é celebrado no dia 18 de outubro – Foto: Amo Meu Pet/Reprodução/ND

Características e curiosidades do Ocapi

Conhecido como a “girafa da floresta”, o ocapi é um mamífero que vive exclusivamente na República Democrática do Congo, na África, descoberto somente por volta dos anos 1900.

Esses animais possuem um parentesco próximo com as girafas, sendo os últimos remanescentes da família Giraffidae. Porém, são consideravelmente mais baixos e apresentam pescoços mais curtos em relação aos seus parentes.

Segundo o portal Eu Amo Meu Pet, apesar da aparência excêntrica, o ocapi é bem-adaptado ao seu ambiente. Suas listras ajudam a camuflá-lo entre a luz e as sombras da floresta. A sua língua longa, semelhante à da girafa, é perfeita para arrancar folhas e galhos no alto das árvores.

Ocapis são animais solitários e bastante discretos. Preferem viver sozinhos na densa floresta tropical, sendo raramente vistos em grandes grupos – Foto: Internet/Reprodução/ND

Os ocapis são animais solitários e bastante discretos. Preferem viver sozinhos na densa floresta tropical, sendo raramente vistos em grandes grupos.

Medindo cerca de um metro e meio, sua dieta é inteiramente baseada em vegetais. Se alimentando de folhas, frutos e até mesmo argila do leito dos rios para absorver minerais essenciais.

Ameaças de extinção

Esses animais impressionantes estão ameaçados de extinção e se encontram na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Preservação da Natureza).

O desmatamento, a caça ilegal e a instabilidade política na República Democrática do Congo são as maiores ameaças para a espécie. Estima-se que, nas últimas duas décadas, sua população tenha sido reduzida pela metade.

Embora os leopardos sejam predadores naturais dos ocapis, os seres humanos representam uma ameaça ainda maior.

Esforços de conservação

O Okapi Conservation Project, fundado em 1987, continua sua missão de proteger o ocapi e seu habitat, criando um dia especial para a conscientização e preservação da espécie.

Eles trabalham em conjunto com guardas florestais locais para combater a caça ilegal e monitorar a preservação da floresta tropical.

O projeto também apoia a Okapi Wildlife Reserve, uma área de proteção na Floresta de Ituri que abriga cerca de cinco mil ocapis.

Além disso, iniciativas internacionais, como a IUCN, estão implementando estratégias para reduzir as atividades ilegais que colocam o ocapi em risco.

Iniciativas buscam reduzir as atividades ilegais que colocam o ocapi em risco – Foto: Internet/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.