Conheça as maiores cobras do mundo que podem devorar um ser humano se quisessem

As cobras podem causar medo em muitas pessoas. São mais de três mil espécies em todo o planeta Terra, que podem variar das mais pequenas até as que ultrapassam 10 metros de comprimento.

Quais são as maiores cobras do mundo? – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Vale lembrar que recentemente, arqueólogos encontraram uma das maiores cobras já vista pelo ser humano. O fóssil de uma Vasuki Indicus foi encontrada e atingiu 15 metros de comprimento, superando as serpentes modernas, como os pítons.

Mas afinal, quais são as maiores cobras do mundo que você pode esbarrar atualmente? Confira a lista das espécies e onde pode encontrá-las.

Maiores cobras do mundo

Cobra-real

Em quinto lugar na lista de maiores cobras do mundo está a cobra-real, que pode atingir até 5,5 metros. Apesar de estar na quinta colocação, ela é a cobra mais venenosa do mundo.

Ela pode ser encontrada na Índia e no Sudeste Asiático e é famosa pela quantidade de veneno que pode injetar em uma única mordida, suficiente para derrubar um elefante, e consequentemente, um ser humano.

Cobra-real é uma das mais venenosas do mundo – Foto: BioDiversity/Reprodução

Píton-de-Burma

Na próxima colocação, em quarto, está a Píton-de-Burma, uma das cobras mais conhecidas do mundo, especialmente devido ao seu tamanho impressionante, que pode chegar a sete metros de comprimento.

Esta espécie é nativa do Sudeste Asiático, onde habita florestas tropicais, pastagens e áreas pantanosas. Apesar do tamanho, seu comportamento é considerado relativamente dócil, em cativeiro.

Como outras da espécie, a píton-de-Burma mata suas presas por constrição, enrolando-se firmemente ao redor do animal até que ele não possa mais respirar.

Essa espécie pode chegar até sete metros de comprimento e é uma das maiores cobras do mundo – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Píton-ametista

Em terceiro lugar, outra espécie de píton. A píton-ametista, também conhecida como píton-australiana, pode chegar a medir até 8,5 metros de comprimento.

Essa espécie prefere habitats florestais e áreas costeiras, onde pode encontrar uma abundância de presas, como marsupiais, aves e pequenos mamíferos. A píton-ametista é uma escaladora habilidosa e, muitas vezes, pode ser encontrada em árvores, à espreita de suas presas.

Apesar de seu tamanho amedrontador, ela é conhecida por ser tímida e evitar o contato humano. No entanto, sua força e tamanho significam que deve ser tratada com respeito e cautela, especialmente em ambientes urbanos onde ela possa entrar em conflito com pessoas.

Píton-ametista é uma das maiores cobras do mundo e pode ser encontrada na Austrália e Nova Guiné – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Anaconda-verde

Na vice-liderança, a cobra que se tornou até inspiração de filme: a Anaconda-verde. Ela é a maior cobra do mundo em termos de peso e largura, sendo capaz de atingir mais de 250 kg e medir até nove metros de comprimento.

Nativa da região amazônica da América do Sul, ela é frequentemente encontrada em rios, pântanos e lagos, onde sua habilidade de nadar é altamente vantajosa.

Também conhecida como sucuri, ela passa maior parte do seu tempo dentro ou ao redor da água.

Apesar de seu tamanho assustador, a anaconda-verde tem uma visão bastante limitada. Ela depende de suas habilidades sensoriais, como a detecção de vibrações na água, para localizar suas presas.

Ela é uma das maiores cobras do mundo e é encontrada no Brasil – Foto: Divulgado na Internet/Reprodução/ND

Píton-reticulada

E a primeira colocada na lista de maiores cobras do mundo, com registros que mostram indivíduos chegando a mais de 10 metros de comprimento, é a píton-reticulada.

Originária do Sudeste Asiático, essa espécie habita florestas tropicais, pântanos e áreas próximas a rios e lagos

Embora essas cobras impressionantes sejam geralmente solitárias e evitem o contato humano, elas são predadoras habilidosas que se alimentam de uma variedade de presas, incluindo aves, mamíferos e, ocasionalmente, crocodilos. Utilizam sua força muscular para se enrolar ao redor da presa e sufocá-la antes de engolir.

Essa cobra já esteve envolvida em um caso da morte de uma mulher, em 2018. Uma mulher de 54 anos foi encontrado em uma píton-reticulada.

A cobra foi supostamente encontrada nas proximidades com o estômago inchado. Quando moradores da cidade da Tiba mataram a cobra e a abriram, a mulher foi encontrada morta, completamente intacta, após ter sido engolida.

Uma das maiores cobras do mundo engoliu uma mulher inteira em 2018 – Foto: National Geography/Reprodução/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.