Ceará tem 62 açudes sangrando e bate recorde dos últimos 12 anos


Reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh. Açude Caldeirões, no município de Saboeiro, está entre os 62 reservatórios que sangraram no Ceará.
Cogerh/ Divulgação
O Ceará tem atualmente 62 açudes sangrando, o maior número de açude com capacidade máxima nos últimos 12 anos, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Com as cheias, a reserva dos açudes passou de 5,8 bilhões de metros cúbicos, no dia 1º de fevereiro, para 8,74 bilhões metros cúbicos nesta terça. A reserva hídrica atual corresponde a 47,68% da capacidade total dos 157 reservatórios monitorados.
A previsão da Cogerh é que o número de açudes sangrando no Estado aumente nos próximos dias, já que 11 reservatórios estão acima de 90% de sua capacidade. Entre os reservatórios que devem sangrar até o fim da quadra estão os açudes Catucinzenta, Curral Velho, Desterro, Faé, Fogareiro, Gavião, Jatobá II, São José III, Taquara e Tatajuba.
As regiões de Coreaú, Litoral e Baixo Jaguaribe estão acima de 95% das suas capacidades de armazenamento. A região do Acaraú já ultrapassou 90% de armazenamento.
Já a região hidrográfica do Banabuiú atingiu o percentual de 36%, superando o ano de 2013. No início da quadra chuvosa, a região registrou pouco mais de 8% de recarga hídrica. Hoje existem seis açudes sangrando na região.
Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.