• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Quer ser mesário nas Eleições 2024? Rio Preto e Araçatuba têm mais de 5 mil vagas


Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) abriu as inscrições para mesários para atuar nas eleições municipais de 2024. Na região noroeste paulista, a necessidade é grande e muitas pessoas ainda são resistentes em auxiliar nos trabalhos. Mesários voluntários têm benefícios se forem convocados pela Justiça Eleitoral
Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) abriu as inscrições para o cadastro de mesários para atuar nas eleições municipais em outubro de 2024. Em São José do Rio Preto(SP) serão necessários 4.104 mesários e em Araçatuba (SP) 1.196.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A necessidade de mesários é avaliada com base no total de eleitores aptos a votar em cada um dos municípios. Rio Preto tem cerca de 347.204 eleitores. Araçatuba aproximadamente 145.183.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever de forma voluntária pelo site do TRE-SP. É só preencher o formulário. As inscrições também podem ser feitas pelo aplicativo e-título ou até mesmo no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.
Regis Pistori, chefe de cartório da Zona Eleitoral 268 em Rio Preto, diz que a necessidade de voluntários é muito grande e infelizmente algumas das pessoas que poderiam contribuir, acabam não tendo interesse em se cadastrar.
“Sem mesário não se faz eleição. Imagina, é um trabalho e ao mesmo tempo voluntário e muitos, a maioria ainda são convocados obrigatoriamente pelo juízo eleitoral”, conta Regis.
De acordo com a legislação eleitoral, a atividade de mesário não pode ser atendida por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral. Como por exemplo, candidatas e candidatos, os respectivos conjugues e parentes de até segundo grau. Além de membros de diretórios de partidos políticos que exercem funções executivas.
Regis explica que aos poucos a população tem criado um pouco mais de consciência sobre isso:
“Na região de Rio Preto melhorou bem, eu acho. A questão do cadastramento dos voluntários. Óbvio que é uma porcentagem ainda muito pequena em relação ao total que a gente precisa para fazer eleição, mas vejo com otimismo que tem uma porcentagem boa. A cada ano a gente ainda tem uma porcentagem bem razoável e é uma parceria”, explica Pistori.
Entre os benefícios dos mesários estão o certificado pelos serviços prestados à Justiça Eleitoral, dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, com base no que for acertado com o empregador.
Quem contribui com o processo eleitoral também tem preferência no desempate em concursos públicos, quando há esse tipo de previsão no edital. A Justiça Eleitoral ainda fornece auxilio-alimentação para o dia da votação. As horas trabalhadas podem entrar como atividades complementares no caso das pessoas que estejam cursando graduação.

Programa Mesário Voluntário Universitário
Para atrair mais voluntários o TRE-SP implantou o Programa Mesário Voluntário Universitário que é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep). A ideia é atrair colaboradores em universidades e estimular a conscientização e cidadania entre a população .
A participação das instituições de ensino superior no programa garante que as horas trabalhadas possam ser aproveitadas como atividades extracurriculares.
“Parte da população que se cadastra, isso nos ajuda também. Porque no final das contas, quando a gente precisa chamar, quando estamos finalizando as convocações e tem dificuldade, a gente apela para os mesários voluntários também. Porque muitas pessoas às vezes acabam saindo por problema de doença, por problema de última hora. Tem algum imprevisto e não pode ir. Então, esses mesários voluntários são fundamentais para que a gente complete o número de pessoas necessárias para a gente fazer eleição”, finaliza Regis.
São Paulo
Ainda de acordo com o TRE-SP, no estado de São Paulo, o total de mesários interessados em colaborar nas eleições tem crescido com o passar dos anos. O número de colaboradores que se inscreveram nas eleições gerais de 2022 foi 131% maior, se comparado as eleições de 2018. Saltando de 112.352 para 259.925 respectivamente.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.