Por que as barbearias têm aqueles postes azuis, vermelhos e brancos

Você já reparou nos postes coloridos que ficam na entrada das barbearias? Azul, vermelho e branco, com espirais hipnóticas, eles são uma verdadeira marca registrada desses estabelecimentos.

Entenda o que significa objeto em barbearias – Foto: Pixabay

Mas você já se perguntou qual é o verdadeiro significado dessas cores e desse simbolismo todo? A resposta está mais ligada à história da profissão do que parece.

O passado das barbearias

Na Idade Média, os barbeiros eram figuras de importância na sociedade, mas as funções iam muito além de aparar cabelos e fazer a barba. Esses profissionais também realizavam procedimentos cirúrgicos básicos, como a famosa sangria.

Além disso, os barbeiros também removiam dentes, fixavam ossos quebrados e tratavam ferimentos.

Essa combinação de habilidades fez com que, até 1745, barbeiros e cirurgiões fizessem parte da mesma categoria profissional. Somente a partir desse período as duas profissões passaram a seguir caminhos distintos.

O significado das cores nas barbearias

Mas e as cores que adornam os postes das barbearias? Cada uma delas tem um significado simbólico. O vermelho representa o sangue que era retirado dos pacientes nas sangrias, o branco às ataduras usadas para estancar os ferimentos e ajudar na recuperação dos pacientes.

Hoje em dia, barbearias são conhecidas por cuidar da beleza de homens – Foto: Getty Images/ND

Já o azul, apesar de ser a cor mais controversa, é geralmente visto como uma referência às veias, uma ligação direta à prática das sangrias. No entanto, há quem defenda que o azul é uma homenagem à bandeira dos Estados Unidos.

A barbearia hoje em dia

Hoje, as barbearias são espaços de cuidado estético, onde os homens vão para aparar o cabelo e fazer a barba. As funções médicas e cirúrgicas ficaram para trás, mas os postes coloridos continuam a lembrar o passado cheio de histórias e tradições.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.