Futebol e cultura: Oktoberfest Blumenau recebe pentacampeão do mundo com o Brasil

O campeão do mundo com a Seleção Brasileira de Futebol em 2002 e ídolo de clubes na Alemanha, Lúcio, visitou a Oktoberfest Blumenau, neste fim de semana.

Em entrevista exclusiva ao ND Mais, o ex-jogador compartilhou suas impressões sobre a festa e relembrou momentos marcantes da carreira.

Lúcio visitou a Oktoberfest Blumenau no fim de semana – Foto: Instagram/Reprodução/ND

A vinda do pentacampeão para Blumenau ocorreu em virtude da parceria da maior festa alemã das Américas com a Bundesliga, principal liga de futebol da Alemanha.

Além da presença de Lúcio, a Bundesliga está promovendo algumas ações durante a festa. De sexta a domingo, das 15h às 21h, o público pode encontrar no estande na festa objetos icônicos da liga de futebol alemão, campeonato de pebolim, embaixadinhas e desafio do cabeceio.

1
4

Troféu exposto no espaço da Bundesliga na Oktoberfest Blumenau – Eraldo Schneider

2
4

– Eraldo Schneider

3
4

– Eraldo Schneider

4
4

– Eraldo Schneider

Primeiras impressões de Lúcio na Oktoberfest Blumenau

Em entrevista exclusiva para ao ND Mais, o ex-jogador disse que foi a primeira vez que participou da festa e parabenizou a Oktoberfest Blumenau.

“Eu participei algumas vezes na Alemanha, mas aqui a gente só tem que parabenizar toda a organização pela estrutura e pela originalidade do evento, que é trazer a cultura alemã e as coisas que são típicas da Alemanha”, comentou o ex-jogador.

Lúcio também comparou a Oktoberfest Blumenau com a maior Oktoberfest do mundo, de Munique. De acordo com ele, a festa de Blumenau está “de igual para igual”, com a Alemanha.

“Eu acho que a única diferença mais notável é o tamanho. Acho que lá, por ser pioneira, é maior, tem uma visibilidade maior. Mas a de Blumenau está excelente, acho que já está de igual para igual com a de Munique”.

Vida na Alemanha

Além de sua carreira vitoriosa na Seleção Brasileira, conquistando a Copa do Mundo de 2002, Lúcio também teve glórias e momentos marcantes na Alemanha, onde atuou e virou ídolo em duas equipes: o Bayer Leverkusen e Bayern de Munique.

Lúcio foi apresentado no Bayer Leverkusen em janeiro de 2001, aos 22 anos, após passagem pelo Internacional, do Rio Grande do Sul.

“Quando eu deixei o Internacional, cheguei na metade da temporada, que foi em janeiro, é um tempo de inverno, muito frio, o estilo de jogo é bem diferente, a primeira sensação foi bem impactante, deu uma surpresa, um susto, porque jogar na neve era muito novo, a língua também traz uma dificuldade, os primeiros dias e os primeiros meses foram bem difíceis”.

O zagueiro comentou sobre sua adaptação ao futebol alemão – Foto: Transfermarkt/Reprodução/ND

“Mas, graças a Deus, a minha característica de jogar, o meu estilo de futebol, acabou se compactuando e combinando muito com o futebol alemão, isso me deixou mais à vontade depois de alguns meses”, completou o zagueiro.

Experiências na Oktoberfest de Munique

Jogando no Bayern de Munique, Lúcio pôde viver na cidade aonde ocorre a maior Oktoberfest do mundo, O festival de Munique.

O ex-zagueiro destacou a variedade de comidas e costumes, que podem ser encontrados em Blumenau e também em Munique. “O que eu mais gostei de lá é a quantidade, por exemplo, de brinquedos, que aqui também tem uma variedade muito grande, a comida, né?”, destacou Lúcio.

“E claro, para nós brasileiros, o traje típico é algo que é bem interessante, eu gosto de usar porque é bem típico alemão e acho que isso é que caracteriza bem tanto o evento em Munique quanto aqui”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.