Com 40% do público-alvo vacinado, SC não chega à metade da meta de vacinação contra a dengue

Dados do Ministério da Saúde mostram que Santa Catarina vacinou pouco mais de 40% das crianças e adolescentes que podem receber a vacina contra a dengue. O número não representa nem a metade da meta estipulada pelo próprio ministério, que é de 90%.

Vacinação contra a dengue não chega à metade do público-alvo em SC – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação

Segundo a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), o público-alvo da vacinação contra a dengue é de 221.203 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Dados do ministério, atualizados até 9 de outubro, mostram que 90.196 deles foram vacinados, ou seja, 40,7%.

Vale destacar que há divergência com os dados da Dive, que apontam a vacinação de 97.021 pessoas até 7 de outubro. Contudo, ainda assim, o número de vacinados representa 43,8% do total, bem abaixo da meta determinada pelo governo federal.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que houve um pico de vacinação em abril, quando 17.198 pessoas receberam a vacina. Porém, desde então, o número de vacinados vem caindo: apenas 1.476 crianças e adolescentes foram vacinados neste mês, por exemplo.

Dados mostram que procura pela vacina da dengue vem diminuindo em Santa Catarina – Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

A vacina contra a dengue está disponível para municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste. Confira as cidades que mais vacinaram:

Joinville: 24.510 vacinados
Florianópolis: 10.138 vacinados
Jaraguá do Sul: 8.336 vacinados
São José: 6.973 vacinados
Chapecó: 4.993 vacinados

Conforme a Dive, a situação mais preocupante é no Médio Vale do Itajaí, onde apenas 19,76% das crianças e adolescentes receberam a primeira dose da vacina. Já as regiões Nordeste e Vale do Itapocu somam o maior índice, com 46,67% de vacinados.

A vacinação contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses. Não pode receber a vacina a pessoa quem teve dengue há menos de seis meses ou quem está com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.