Glicemia em jejum: qual deve ser o valor ideal da glicose ao acordar?

A glicose no sangue é uma importante fonte de energia para o nosso corpo. A manutenção de níveis normais de glicemia no sangue sugere que você não tem problemas de regulação de açúcar como pré-diabetes ou diabetes.

A regulação de açúcar no sangue ainda contribui para uma melhor saúde mental e estabilidade emocional.

O controle adequado de açúcar no sangue ajuda a evitar ainda complicações graves de saúde a longo prazo, como danos aos nervos, olhos, rins e principalmente o coração.

Para manter níveis normais de açúcar no sangue, é importante seguir um estilo de vida mais saudável – Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Portanto, para manter os níveis normais de glicose no sangue, é importante seguir um estilo de vida mais saudável, o que inclui uma dieta balanceada aliados aos exercícios físicos.

Entretanto, saiba que os níveis de glicose no sangue flutuam várias vezes em um único dia. Para simplificar, o valor não é o mesmo com o estômago vazio e duas horas depois de comer ou se você fizer exercícios físicos de alta intensidade.

Assim, uma medição de glicose no sangue pode fornecer o valor de referência no momento da amostragem. Dito isso, veja a seguir qual deve ser o seu nível exato de açúcar no sangue ao acordar e como você pode medi-lo.

Qual é o nível normal de glicose no sangue ao acordar?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma pessoa saudável deve ter um nível de glicose no sangue entre 70 e 100 mg/dl ao acordar.

Caso haja diabetes é preciso controlar a alimentação juntamente com insulina para ajudar o corpo Foto: Freepik/Divulgação/ND

Esse é o valor ideal para uma pessoa ter em jejum, pois se for obtido um valor entre 100 e 125 mg/dl, já é considerado pré-diabetes.

Nesse caso, é importante seguir as recomendações do médico e mudar o estilo de vida para ajudar a reverter essa condição e evitar o diabetes tipo 2.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.