Das 9 capitais do Nordeste, 5 decidiram a eleição da prefeitura no primeiro turno


No Recife, João Campos, do PSB, foi reeleito e se tornou o prefeito com o maior número de votos da história da capital pernambucana. Das nove capitais estaduais do Nordeste, cinco já decidiram eleição da prefeitura
Das nove capitais estaduais do Nordeste, cinco decidiram no domingo (6) a eleição da prefeitura.
No Recife, João Campos chegou para dar expediente na prefeitura depois de encarar uma maratona de entrevistas. Ele foi parabenizado pelos funcionários e seguiu para os compromissos da tarde.
O prefeito reeleito João Campos venceu a disputa e conquistou dois recordes ao mesmo tempo. Um pessoal: se tornou o prefeito com o maior número de votos da história da capital pernambucana. O outro, para o PSB: o partido dele vai comandar a Prefeitura do Recife pela quarta vez seguida.
O prefeito tem 30 anos, é engenheiro civil. Em 2018, foi o deputado federal mais votado de Pernambuco. Dois anos depois, se elegeu o mais jovem prefeito do Recife. Se reelegeu no domingo (6) com 78% dos votos dos recifenses, e se acha mais experiente para enfrentar os problemas da capital pernambucana.
“Os primeiros passos desse caminho já foram desbravados. Então, a gente já sabe como faz uma boa equipe, um bom time, capacidade de gestão, articulação política. Tudo isso resulta em tirar a ideia do papel e transformar em realidade”, afirmou João Campos.
João Campos
Reprodução/TV Globo
Salvador
Em Salvador, Bruno Reis, do União Brasil, foi reeleito no primeiro turno. Ele comemorou com música e trio elétrico na periferia da capital. Bruno Reis tem 47 anos, é formado em Direito e foi deputado estadual por dois mandatos. Contou com apoio do presidente do União no estado, ACM Neto.
Nesta segunda-feira (7) já retomou a agenda de trabalho. O primeiro compromisso público de Bruno Reis foi a inauguração de uma escola municipal de tempo integral em um bairro do subúrbio ferroviário, uma das áreas mais populosas de Salvador. O centro de educação vai atender a mil crianças.
“Temos que ter a educação de Salvador entre as melhores do Brasil. Então, são mais investimentos, mais escolas como essa com alto padrão. Fazer uma educação que possa contribuir de forma decisiva para gente mudar o presente e o futuro da nossa garotada”, disse Bruno Reis.
São Luís
Em São Luís, o prefeito reeleito, Eduardo Braide, do PSD, se reuniu com secretários. Aos 48 anos, é formado em Direito. Essa é a primeira vez, em 20 anos, que um prefeito é reeleito no primeiro turno na capital maranhense. Braide Disse que entre as prioridades para o próximo mandato, estão a educação e a saúde.
“Vamos entregar o novo Hospital Socorrão Dois, exemplo fizemos com o Hospital da Criança. Vamos entregar o Hospital da Zona Rural, vamos entregar mais Clínicas da Família, vamos entregar unidades mistas totalmente novas”, afirmou Eduardo Braide.
Maceió
Em Maceió, o prefeito reeleito JHC conversou com eleitores. João Henrique Caldas, tem 37 anos, e é formado em Direito.
“Vamos dar ainda mais intensidade, mais ritmo à nossa gestão, para a gente ter mais entregas, para a gente criar programas e para a gente poder chegar aonde se mais precisa”, disse João Henrique Caldas.
Teresina
Entre as capitais do Nordeste com resultado em primeiro turno, Teresina foi a única que não teve reeleição. Silvio Mendes, do União Brasil, tem 75 anos, e já foi prefeito por duas vezes.
“O setor que a população em Teresina mais reclama é a saúde. Dificuldade em uma consulta especializada, de um exame, de uma internação hospitalar. Teresina tem um sistema de saúde para todo o estado, parte do Maranhão. Então, é preciso cuidar disso, direito básico de qualquer população”, disse Silvio Mendes.
Natal
A capital do Rio Grande do Norte não tinha segundo turno desde a eleição de 2012. A disputa será entre Paulinho Freire, do União Brasil, e Natália Bonavides, do PT.
O empresário Paulinho Freire já foi vereador e deputado estadual, e é a primeira vez que disputa uma prefeitura. A atual deputada federal pelo PT, Natália Bonavides, também é estreante na disputa pela prefeitura de Natal.
João Pessoa
Em João Pessoa, Cícero Lucena, do Progressistas, é o primeiro prefeito da capital paraibana a não se reeleger no primeiro turno em 24 anos. Ele foi vice-governador do estado e está no segundo mandato como prefeito. Vai disputar o segundo turno com Marcelo Queiroga, do PL, o ex-ministro da Saúde no governo Bolsonaro.
Aracaju
Em Aracaju, a disputa é entre novatos, e é a primeira vez que uma mulher chega ao segundo turno. Emília Corrêa, do PL, concorre com Luiz Roberto, do PDT, na corrida pela prefeitura da capital sergipana.
Emília está no segundo mandato como vereadora da capital. Luiz Roberto é funcionário público e tem apoio do atual prefeito, Edvaldo Nogueira, também do PDT.
Fortaleza
Em Fortaleza, quase 1,5 milhão de pessoas compareceram às urnas. Pela primeira vez, desde que a reeleição foi instituída no Brasil, Fortaleza não terá o mesmo prefeito no segundo mandato. O atual, José Sarto, do PDT, ficou em terceiro lugar.
Os dois candidatos que, agora concorrem no segundo turno, começaram a carreira política como deputados estaduais e chegaram a ocupar o plenário da Assembleia Legislativa do Ceará ao mesmo tempo, mas nunca tinham disputado um cargo Executivo.
André Fernandes, do PL, atualmente é deputado federal. Ele teve 40% dos votos. Evandro Leitão, do PT, está no terceiro mandato como deputado estadual e é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Ele recebeu 34% dos votos.
LEIA TAMBÉM
Mapa interativo traz resultados em todas as cidades do Brasil
Disputa apertada, vitórias expressivas e mudanças no poder: os destaques do 1º turno das eleições municipais
Entenda como um vereador é eleito: o que é quociente eleitoral

Adicionar aos favoritos o Link permanente.