Eleições 2024: Na Região Sul, duas capitais vão ao segundo turno


Topázio Neto, do PSD, foi reeleito prefeito de Florianópolis. Para o próximo mandato, definiu a mobilidade urbana como prioridade. Na região Sul, duas capitais terão segundo turno
Na Região Sul, duas capitais vão ao segundo turno.
Em Curitiba, Eduardo Pimentel, do PSD, e Cristina Graeml, do PMB, participaram de entrevistas e de reuniões para discutir estratégias para o segundo turno.
A disputa entre os dois mais bem colocados no primeiro turno na capital do Paraná foi apertada. Mais de 1 milhão de eleitores votaram. Eduardo Pimentel conquistou cerca de 22 mil votos a mais que Cristina Graeml. A diferença entre eles foi de dois pontos percentuais.
Eduardo Pimentel, do PSD
Reprodução/TV Globo
Pimentel, 40 anos, é o atual vice-prefeito de Curitiba e concorre ao cargo pela primeira vez. A jornalista Cristina Graeml tem 54 anos e faz sua estreia na política. Os dois candidatos ainda estudam as eventuais alianças para atrair os votos dos candidatos derrotados.
Cristina Graeml, do PMB
Reprodução/TV Globo
Florianópolis
O dia foi de entrevistas e de trabalho no gabinete do prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto, do PSD. Topázio tem 62 anos. Em 2020, foi vice na chapa de Gean Loureiro, que depois renunciou para concorrer ao governo do estado. Foi aí que Topázio assumiu a prefeitura.
Para o próximo mandato, definiu a mobilidade urbana como prioridade.
“A cidade, ao longo dos últimos anos, é uma capital que as pessoas têm escolhido para vir morar. Nós temos uma migração interna muito grande para Florianópolis e a mobilidade é um desafio. Reforçar as questões do transporte público, levar transporte público diferenciado para as regiões que mais precisam, criar corredores exclusivos de ônibus, tirar alguns gargalos da cidade, esse é o principal desafio da cidade”, disse Topázio Neto.
Topázio Neto, do PSD
Reprodução/TV Globo
Porto Alegre
A decisão na capital gaúcha ficou para o segundo turno. O atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do MDB, vai disputar o cargo com Maria do Rosário, do PT.
Os dois candidatos já saíram em busca de apoios. Sebastião Melo quer atrair o Partido Novo para a coligação, e ambos disputam o apoio do PDT de Juliana Brizola, que ficou em terceiro lugar na capital gaúcha.
Sebastião Melo, do MDB
Reprodução/TV Globo
Planos de prevenção contra enchentes e projetos de reconstrução da cidade estão no centro das campanhas dos dois candidatos, que também tentam atrair para as urnas os mais de 345 mil eleitores que não votaram no domingo (6), deixando Porto Alegre com a maior abstenção entre as capitais.
Maria do Rosário, do PT
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Mapa interativo traz resultados em todas as cidades do Brasil
Disputa apertada, vitórias expressivas e mudanças no poder: os destaques do 1º turno das eleições municipais
Entenda como um vereador é eleito: o que é quociente eleitoral

Adicionar aos favoritos o Link permanente.