Com 277 mulheres eleitas, MT tem a maior participação feminina nas câmaras municipais da história


Número representa aumento de 21% em relação a quantidade de mulheres eleitas em 2020. Mato Grosso tem a maior participação feminina nas câmaras municipais da história
Secom/Câmara
Com o resultado das Eleições 2024, realizadas nesse domingo (6), Mato Grosso terá a maior participação feminina nas Câmaras Municipais de Vereadores da história, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Das 1.404 vagas para o cargo de vereador, 277 serão ocupadas por mulheres, o que representa 20% do total de vereadores eleitos.
O número é 21% maior em relação a 2020, quando 229 mulheres foram eleitas vereadoras. Em Cuiabá, das 27 vagas, oito serão compostas por mulheres, enquanto em 2020, as cadeiras da Câmara Municipal eram ocupadas por duas mulheres e 23 homens (veja abaixo a quantidade de vereadoras eleitas nos últimos 16 anos).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os partidos devem repassar 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para candidaturas de mulheres. A criação deste fundo, abastecido com dinheiro público, foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da época, Michel Temer.
A Corte também considerou que o patamar de 30% vale para o tempo de TV e para a propaganda eleitoral nas rádios e emissoras de televisão.
Mulheres prefeitas
Em contrapartida, o número de mulheres eleitas prefeitas em 2024 caiu para 9,22% em relação às eleições de 2020. Neste ano, dos 142 municípios do estado, apenas 13 tiveram mulheres eleitas, enquanto na última eleição, esse número era 15.
Já o número de vice-prefeitas é maior, 29 no total, podendo chegar a 30 dependendo do resultado do segundo turno em Cuiabá, entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT).
A partir de 2025, serão comandados por mulheres os municípios de Alto Taquari, Aripuanã, Barra do Bugres, Barão de Melgaço, Cáceres, Glória D’Oeste, Jaciara, Nova Maringá, Pedra Preta, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.