Conheça Priscila Costa e Gabriel Biologia, os vereadores mais votados de Fortaleza em 2024


Os dois parlamentares, eleitos para mais um mandato, obtiveram mais de 30 mil votos na capital. Conheça Priscila Costa e Gabriel Biologia, os vereadores mais votados de Fortaleza em 2024.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Divulgação
Em dois lados opostos da política, Priscila Costa (PL) e Gabriel Biologia (Psol) foram os vereadores mais votados de Fortaleza. O primeiro turno das eleições municipais aconteceu neste domingo (6). Os dois parlamentares, eleitos para mais um mandato, obtiveram mais de 30 mil votos, cada um, na capital.
Priscila Bezerra da Costa, que tem 40 anos, foi a vereadora mais votada, com 36.226 votos. Gabriel Lima Aguiar, que tem 29 anos, foi o segundo mais votado, com 30.682 votos.
LEIA TAMBÉM:
ELEIÇÕES 2024: Confira os vereadores eleitos em Fortaleza
Veja quem são os prefeitos e vereadores eleitos nas 184 cidades do Ceará
Mas quem são os dois parlamentares mais votados para a Câmara Municipal de Fortaleza? Conheça abaixo.
Priscila Costa
De direita, Priscila está indo para o terceiro mandato consecutivo no Legislativo municipal. Nas redes sociais, ela destaca ser “a mulher mais votada da história de Fortaleza”, jornalista e mãe de quatro filhos. Ela é também a presidente do PL Mulher no Ceará.
Ela foi eleita em 2016, quando concorreu pelo PRTB; e reeleita em 2020, concorrendo pelo PSC. Em 2024, foi a candidatura com mais votos do PL. Em 2018 e 2022, concorreu ao cargo de deputada federal, pelo PRTB e pelo PL, mas não foi eleita.
Antes da vida política, Priscila, que é jornalista, trabalhou em rádio, TV e como assessora de imprensa.
No perfil publicado no site da Câmara Municipal de Fortaleza, Priscila se apresenta com “perfil conservador” e defende pautas como “família e a defesa da vida, especialmente, no que diz respeito ao aborto, suicídio e ao uso de drogas”.
Priscila se afastou do cargo de vereadora em junho de 2023 para ocupar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ela era suplente do deputado federal Yury do Paredão, expulso do PL. No entanto, voltou ao Legislativo municipal em outubro do mesmo ano.
Gabriel Biologia
De esquerda, Gabriel Biologia está indo para o segundo mandato consecutivo no Legislativo municipal. Nas redes sociais, ele destaca a profissão de biólogo e a formação como mestre em ecologia — ambos títulos conquistados na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Gabriel foi eleito em 2020, concorrendo pelo Psol; mesmo partido em que foi reeleito em 2024. Ele concorreu ao cargo de deputado federal em 2022, também pelo Psol, mas não foi eleito. Neste ano, ele foi a candidatura mais votada do partido na capital cearense.
Gabriel é voltado à pauta ambientalista. No perfil dele no site da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador declara que “defende o Ambientalismo Popular como principal ferramenta de transformação imediata da sociedade”.
Na vida política, ele se dedica à preservação da fauna, flora e dos ecossistemas de Fortaleza e do Ceará. “Por meio de suas pesquisas, entendeu que os problemas graves que nossa cidade enfrenta, como a falta de saneamento, habitação e qualidade de vida, estão diretamente relacionados com o descaso em relação à preservação dos nossos recursos naturais, o que resulta em uma cidade insustentável e desigual”, diz o perfil dele no site do Legislativo municipal.
Gabriel também é vice-presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, e também da Comissão de Cultura, Esporte e Juventude.
André Fernandes e Evandro Leitão vão disputar 2º turno em Fortaleza
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.