Número de abstenção, em Montes Claros, é maior que o dobro dos votos do 2º colocado na disputa pela Prefeitura


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 277.710 eleitos aptos a votar, 53.150 não compareceram às urnas este ano na cidade, o que representa 19,14% de abstenção nessa eleição.
Montes Claros possui 277.710 eleitores aptos a votar
Fábio Marçal
O número de eleitores que não votaram este ano, em Montes Claros, é maior que o dobro dos votos de Ruy Muniz (PSB), segundo colocado na disputa pelo cargo de prefeito e que teve 23.353 votos, é o que aponta o Tribunal Superior Eleitoral.
De acordo com o TSE, dos 277.710 eleitores aptos a votar, 53.150 não compareceram às urnas este ano na cidade, o que representa 19,14% de abstenção nessa eleição.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Apesar do alto índice de não comparecimento, este número é menor do que nas eleições de 2020 – realizadas durante a pandemia. Na época, a maior cidade da região contava com 279.274 eleitores. Deste total, 58.796 não votaram na ocasião. O percentual de abstenção chegou a 21,05%.
Não votou nessa eleição? Saiba como justificar
Quem não votou precisa justificar a ausência até o dia 5 de dezembro. Para realizar a solicitação, a Justiça Eleitoral disponibiliza as seguintes opções:
Aplicativo e-Título
Formulário de requerimento de justificativa eleitoral, disponível na página da justiça eleitoral
Sistema Justifica
É importante ficar atento aos documentos que devem ser anexados junto à solicitação e que comprovem o motivo da ausência.
Após a justificativa, a Justiça Eleitoral vai avaliar a solicitação. Caso seja indeferida, o eleitor pode ser multado.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Adicionar aos favoritos o Link permanente.