Quanto exercício você precisa fazer semanalmente para controlar sua pressão arterial?

Um estudo destacou a importância da atividade física para controlar a pressão arterial e prevenir da hipertensão, especialmente durante a meia-idade. Dessa forma, a pesquisa revela a quantidade de atividade física precisa fazer semanalmente que ajuda no controle da pressão arterial.

Mulher com mão na cabeça

Quanto exercício você precisa fazer semanalmente para controle da pressão arterial – Foto: Canva/Divulgação/ND

Conforme dados do estudo, liderado pela epidemiologista Kirsten Bibbins da UCSF (Universidade da Califórnia em São Francisco), praticar cinco horas de exercícios moderados por semana durante a juventude pode reduzir o risco de hipertensão, especialmente se mantido até os 60 anos.

Vale ressaltar que a pesquisa para controle da pressão arterial foi publicada na American Journal of Preventive Medicine, e acompanhou mais de 5 mil adultos em quatro cidades dos Estados Unidos por trinta anos.

A pesquisa fala sobre a hipertensão, apelidada de “assassina silenciosa”, e afeta cerca de 1 em cada 4 homens e 1 em cada 5 mulheres no mundo, conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). A condição, muitas vezes desconhecida por quem a possui, pode levar a sérios problemas como ataques cardíacos, derrames e até demência.

Além disso, uma ligação direta entre a queda nos níveis de atividade física entre os 18 e 40 anos e o aumento das taxas de hipertensão nessa faixa etária foram identificadas no estudo.

idoso fazendo flexão

O estudo sobre controle da pressão arterial foi realizado com mais de 5 mil pessoas por trinta anos – Foto: Canva/Divulgação/ND

Exercício físico para adultos precisa ser revisto para controle da pressão arterial

O pesquisador Jason Nagata, da Universidade da Califórnia, San Francisco, alerta que quase metade dos participantes tinha níveis de atividade física abaixo do ideal na juventude, o que resultou em maior incidência de hipertensão.

Ele sugere que as diretrizes de exercício físico para adultos precisam ser revistas para encorajar um aumento nas horas semanais de prática esportiva.

Estudo sugere disparidades raciais, na prática de atividade física e hipertensão

O estudo também identificou disparidades raciais. Enquanto a atividade física de homens e mulheres brancos estabilizava aos 40 anos, os níveis de atividade entre homens e mulheres negros continuavam a cair.

Aos 60 anos, cerca de 80% a 90% dos participantes negros apresentavam hipertensão, em comparação com 70% dos homens brancos e 50% das mulheres brancas.

Essas diferenças podem ser atribuídas a fatores socioeconômicos e ambientais, além de responsabilidades familiares, que dificultam a prática de exercícios contínuos na vida adulta.

Mão segurando peso rosa

Estudo sugere disparidades raciais, na prática de atividade física e hipertensão para controle da pressão arterial – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.