5 erros que o manual do carro explica como evitar, você faz e não sabia

Você costuma ler o manual do seu carro? Isso não é motivo para vergonha, caso a resposta seja “não”. A maioria das pessoas ignora o livro porque ele tem muitas páginas e traz informações que para muitos são óbvias e até irrelevantes.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o manual do carro conta com dados preciosos que envolvem desde a manutenção até o uso do automóvel.

Caso sejam ignorados, os alertas contidos nele podem causar perda da garantia de fábrica – ou provocar danos graves e caros de se reparar.

na imagem aparece o manual do carro com dicas importantes sobre o veículo

O manual do carro pode trazer instruções bem bizarras aos donos – Foto: Reprodução

Principais advertências descritas no manual do carro

1) Nem sempre é possível instalar engate

Muitas pessoas utilizam como enfeito sob a errada justificativa de se proteger contra colisões traseiras. Mas instalar um engate no carro virou moda no Brasil.

O problema é que muitas vezes, isso não é feito de maneira correta e o pior: há carros que não podem receber o acessório sob risco de perda de garantia.

Modelos da Chevrolet, como o Onix, o Onix Plus e o Tracker, assim como o Toyota Corolla de geração anterior são exemplos de veículos que não têm capacidade de reboque.

na foto aparece reboque do carro que segundo o manual do carro é proibido pela legislação brasileira

Reboque em carros é proibido pela legislação brasileira – Foto: Reprodução/Youtube

O manual do carro detalha esse tipo de informação e determina a carga máxima de tração e local de instalação caso o carro possa receber o aparato.

2) Tanque não deve ficar vazio

Além de ser uma situação que rende multa, rodar com o carro até o tanque se esgotar pode criar outros problemas.

O assunto é abordado nos manuais como o do Volkswagen Polo que alerta que ficar com o tanque vazio pode “causar falhas de ignição e acúmulo de combustível não queimado no sistema de escape”. Além disso, conclui em tom mais enfático: “isso pode danificar o catalisador!”

na imagem aparece tanque vazio, o que não e indicado pelo manual do carro

Manual do carro indica que tanque não pode ficar vazio – Foto: Freepik/ND

Rodar com o carro com combustível na reserva pode fazer com que resíduos acumulados no fundo do tanque podem ir parar no motor e entupir os bicos injetores.

3) Amaciamento do motor

A maioria dos manuais dos carros traz  informações acerca do período de amaciamento do motor. A sugestão para pegar leve nos primeiros quilômetros de um carro zero tem motivo.

O manual do Honda Fit recomenda evitar acelerações bruscas quando o motor estiver frio durante os primeiros mil quilômetros.

Existe ainda uma recomendação para evitar frenagens bruscas nos primeiros 300 km. Caso isso não ocorra, você “comprometerá, futuramente, a eficiência da frenagem”.

4) Não lubrifique os parafusos da roda

Trocar os pneus é algo que exige disposição e força, especialmente na hora de remover os parafusos das rodas. Apesar de inusitada, essa solução está listada no manual do carro Toyota Corolla como algo a não ser feito.

E a explicação indica que “O óleo e a graxa podem fazer com que as porcas da roda sejam apertadas excessivamente, resultando em danos aos parafusos ou disco da roda. Além disso, o óleo ou graxa poderão resultar no desprendimento das porcas, e a roda poderá se soltar, causando um acidente que poderá resultar em ferimentos graves ou fatais. Remova todo óleo ou graxa dos parafusos ou porcas da roda”.

Ainda sobre esse tema, há outra recomendação: “Ao fazer o rodízio, reparar ou trocar os pneus, verifique se as porcas das rodas continuam apertadas após dirigir 1.600 km”.

5) Não abaixe todos os vidros ao mesmo tempo

Você já apertou mais de um botão de controle de vidro elétrico para que fossem abaixados ou levantados ao mesmo tempo?

O manual do carro Hyundai HB20 diz que “para evitar possíveis danos ao sistema dos vidros elétricos, não abra nem feche dois ou mais vidros ao mesmo tempo. Isso também assegura a longa duração do fusível”.

Apertar o controle de um mesmo vidro, só que em direções opostas, fará com que ele fique “travado e não poderá ser aberto nem fechado”, segundo o manual.

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