Idosos com mais de 70 anos vão às urnas e falam sobre a importância da votação: ‘Exercer a cidadania’


Ao todo, 2,2 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo (6) no Vale do Paraíba e região. Relatos de idosos que fazem questão de votar, mesmo não sendo obrigatório para a faixa etária deles, destacam a importância do voto, do exemplo para os mais jovens e de exercer plenamente a cidadania. Cabine de votação, urna eletrônica
Victor Cônsoli/g1
Mais de 2,2 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (6) para elegerem vereadores e prefeitos nas 46 cidades do Vale do Paraíba e região bragantina
Em São José dos Campos, entre os mais de 500 mil eleitores aptos, chamaram a atenção os idosos com mais de 70 anos que resolveram exercer a cidadania para irem às urnas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista à TV Vanguarda, Walter Valentim, que é aposentado, falou sobre a importância de votar. Ele tem 85 anos e fez questão de exercer o voto. Segundo ele, é para dar um exemplo para as pessoas mais jovens.
“Faço questão de votar nessa idade para dar um exemplo para a garotada que está vindo aí, para votar. É importante que todos saiam [de casa para votar]. Você vê o exemplo de muitos velhinhos, de bengala, que vêm votar. É para dar o exemplo, escolher bem. Não precisaria vir e estou aqui”, declarou.
Mesmo sem obrigatoriedade, idoso de 85 anos faz questão de votar nas eleições municipais em São José dos Campos: “Dar o exemplo para a garotada. É importante votar. Quem vota, pode cobrar”, diz Walter Valentin.
André Rosa/TV Vanguarda
Ele também aproveitou para convocar quem não votou a votar. “Mesmo quem tem a minha idade ou mais, vamos votar. Enquanto puder, está bom. Quem vota pode cobrar. Escolhe bem para cobrar depois, exercer a cidadania. Não tem idade para isso”, finalizou.
Em outra escola da cidade, o militar aposentado, Isaías Souza, de 75 anos, também seguiu o mesmo pensamento. Ele afirmou que faz questão de votar por cidadania.
“É por cidadania. Tenho a minha obrigação pessoal e ética de votar”, resumiu ele, que destacou a importância de as pessoas cobrarem.
“Faz parte da escolha. É necessária a escolha para depois não reclamar de quem assume. Isso faz parte, nunca esquecer em quem votou e depois cobrança”, completou.
O militar aposentado, Isaías Souza, de 75 anos, também seguiu o mesmo pensamento. Ele afirmou que faz questão de votar por cidadania
Reprodução/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.