UFPA promove 7º Encontro de Pesquisa e Comunicação na Amazônia


Inscrições gratuitas para ouvintes vão até 30 de outubro. Pesquisadores que querem submeter resumos podem se inscrever até 10 de outubro, com taxas para autor e coautor. UFPA Campus básico
Thiago Pelaes / UFPA
Estão abertas, até dia 30 de outubro, as inscrições gratuitas para ouvintes no VII Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (Epca 2024). As inscrições e submissões dos resumos expandidos vão até o dia 10 de outubro, com taxas no valor de R$35 para o autor e coautor.
O tema da edição é “Nós-Amazônia: identidades e interfaces das pesquisas em Comunicação”, que será totalmente online nos dias 30 e 31 de outubro, proporcionando espaço inclusivo e acessível para debates acadêmicos e reflexões sobre a relação de “nós”, enquanto identidade e identificação no atravessamento do “ser amazônida”.
O evento vai reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da comunicação para discutir temas sobre a comunicação na região amazônica. Entre eles, foi confirmada a presença do doutor em sociologia da cultura pela Sorbonne-Paris, João de Jesus Paes Loureiro, e do professor Dr. Otacílio Amaral.
Os trabalhos aprovados terão a oportunidade de ser apresentados durante o Encontro e publicados nos anais do evento, garantindo a difusão e o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas.
O encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Faculdade de Comunicação (Facom) e Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp).
É um evento de relevância para a comunicação na Amazônia, incentivando o desenvolvimento de pesquisas e oferecendo espaço para a troca de saberes, com o objetivo de compreender as complexidades comunicacionais amazônidas.
Grupos de Trabalho
O EPCA 2024 contará com Grupos de Trabalho (GTs), sendo que cada um abordará temáticas específicas dentro do campo da comunicação, são eles:
GT 1 – Comunicação e Narrativas: O GT tem como escopo de debates as narrativas e as diversas inscrições das experiências no contemporâneo, indo das comunicações comuns do cotidiano às abordagens midiáticas, literárias, artísticas e históricas, entre outras.
GT 2 – Comunicação e Consumo: O GT tem como objetivo refletir os processos de (res)significação nas práticas de consumo mediadas pelas ações comunicacionais e de interação social em que se destaquem processos de produção, circulação, agenciamentos e representações midiáticas em pesquisas relacionadas ao campo da Comunicação, Propaganda, Publicidade e demais áreas afins.
GT 3 – Comunicação e Midiatização: Estudos teóricos e empíricos da midiatização em diferentes vertentes. A midiatização e a construção da sociedade mediada em contexto de plataformização social. A compreensão dos processos de midiatização pelo viés da problemática da circulação.
GT 4 – Comunicação e Interseccionalidades: O objetivo do GT é discutir trabalhos teóricos e pesquisas empíricas que abordem raça, gênero e sexualidades, a partir das interseccionalidades, em uma perspectiva comunicacional. Acolhemos estudos que se debruçam sobre a interface entre as diversas arenas comunicativas e os estudos de raça, gênero, corpos e diversidades sexuais em sua pluralidade de intersecções.
GT 5 – Comunicação e (De)colonialidades: Partindo de perspectiva interdisciplinar e relacional, o GT acolhe trabalhos de natureza teórica e empírica que analisem um conjunto de elementos pertinentes às interfaces entre Comunicação e Política, Colonialidade, Insurgências, Resistência e outros.
GT 6 – Processos Comunicacionais: Este GT tem interesse em todos os trabalhos que resgatem processos comunicativos em seus escopos e não se encaixam nos demais GTs. São bem-vindos trabalhos de todas as áreas que dialoguem com a comunicação.
SERVIÇO
VII Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (Epca 2024)
Dias: 30 e 31 de outubro
Mais informações no site do evento ou pelo e-mail [email protected]
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