Com cachoeira e trilha, atrativo na Chapada dos Veadeiros é fechado por causa de incêndio e tem turistas retirados


Local sofre com queimadas há um mês. Ao todo, o fogo já consumiu 10.500 hectares de Cerrado. Atrativo do parque nacional é fechado por causa de incêndio em Alto Paraíso de Goiás
Um dos atrativos da Chapada dos Veadeiros foi fechado à visitação neste sábado (5), por causa de um novo incêndio. O local abriga uma cachoeira e uma trilha, que integram o complexo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O parque, por nota, informou que apenas a trilha e a cachoeira Simão Correia foram fechadas neste sábado. A data marca um mês de ação de combate ao fogo no complexo turístico, lembrou a assessoria de imprensa do PNCV (veja nota na íntegra ao final do texto).
“Os turistas que estavam no atrativo foram retirados, por motivo de segurança. O atrativo será reaberto assim que o fogo estiver controlado. Por enquanto, os visitantes podem aproveitar outros atrativos do Parque, que seguem abertos”, destacou.
Cachoeira Simão Correia no parque nacional, Goiás
Divulgação/PNCV/Alex Gomes
LEIA TAMBÉM:
Incêndio destrói cerca de 10 mil hectares na Chapada dos Veadeiros; aviões ajudam no combate às chamas
Novo incêndio fecha o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Incêndio destrói quase 500 hectares de área de preservação na Chapada dos Veadeiros; vídeo
Segundo o parque, nessa área da cachoeira Simão foi registrado um incêndio recentemente, que estava sob monitoramento, mas não estava totalmente extinto.
“Com a alta da temperatura e a baixa umidade, ele aumentou. Mas não sabemos avaliar se é um novo incêndio ou se foi uma reignição (um foco que estava apenas fumaçando mas ganhou força com o aumento da temperatura e da baixa de umidade)”, pontuou o parque.
Fogo no parque
De acordo com o parque, o complexo turístico tem sofrido incêndios repetidos desde o início de setembro. Por isso, uma mobilização de servidores e brigadistas, chamada de operação, foi organizada para alertar sobre focos de queimadas.
“Este incêndio está dentro da operação, que desde o dia 5 de setembro, está combatendo vários incêndios dentro do Parque. Até o momento foram queimados 10.500 hectares dentro do parque”, ressaltou.
O último incêndio de grandes proporções foi registrado em 25 de setembro. Segundo o parque, o fogo começou nas proximidades da Vila de São Jorge. Na ocasião, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, foram mobilizados para conter as chamas.
Íntegra da nota do PNCV
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros suspende visita ao atrativo Simão Correia
Neste sábado (05), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fechou o atrativo Simão Correia para visitação. O motivo da suspensão das visitas é devido a um incêndio florestal que avança na região.
Os turistas que estavam no atrativo foram retirados, por motivo de segurança. O atrativo será reaberto assim que o fogo estiver controlado.
Por enquanto, os visitantes podem aproveitar outros atrativos do Parque, que seguem abertos.
Combate
A operação de combate ao fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa um mês neste sábado.
Mais de 100 profissionais do Instituto Chico Mendes e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão empenhados para debelar o incêndio. No interior do Parque, o incêndio está ativo na área de Simão Correia e segue em monitoramento e vigilância em outros locais.
A operação ainda tem o apoio de duas aeronaves Air Tractor e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Até o momento, o incêndio afetou cerca de 10 mil hectares no interior do Parque. Outros 10 mil hectares foram atingidos fora do Parque.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.