Morre, aos 85 anos, a cantora Dona Jandira


A artista passava por tratamento de uma doença renal crônica e insuficiência cardíaca. Dona Jandira
Vitor Maciel
Morreu na noite desta sexta-feira (4) em Belo Horizonte a cantora Dona Jandira. A artista, de 85 anos, passava por tratamento de uma doença renal crônica e insuficiência cardíaca.
Dona Jandira chegou a ficar internada no Hospital Metropolitano Célio de Castro mas passou por um quadro de pneumonia e não resistiu.
Natural de Alagoas, a cantora tinha a pedagogia como profissão, mas foi aos 66 anos que ela começou a cantar e tocar. Os primeiros passos foi no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco, mas Dona Jandira disse que a música sempre esteve no DNA dela.
Com 73 anos de idade, e 8 de carreira, Dona Jandira é uma das cantoras mais queridas de BH
Fez história
Nascida em Maceió, em 1938, Jandira Célia cresceu em uma família musical, mas nunca teve a oportunidade de se dedicar ao talento. “Cantora desde berço”, como ela mesmo afirma, cantou na escola, na igreja e em festas da família.
Ainda no Nordeste, Dona Jandira se formou em pedagogia e foi professora por muitos anos. Sempre apaixonada pelo canto, costumava embalar canções para seus alunos e chamava a atenção pela sua facilidade de criar melodias e letras para as festas temáticas da escola.
Reconhecida como uma das vozes do samba de Minas Gerais, Dona Jandira se mostra acolhida pela receptividade mineira.
Entre os trabalhos autorais da cantora estão “Dona Jandira” (2008), seu primeiro álbum de estúdio; e “Dona Jandira: Ao vivo” (2012), DVD com participações de Luiz Melodia, Paulinho Pedra Azul, Sergio Moreira e Marco Lobo.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.