TRE-RJ define urnas que passarão por testes de segurança antes de eleição municipal


Urnas de 43 seções passarão por testes de integridade e autenticidade. Escolha acontece por meio de sorteio realizado no Palácio da Democracia, no Centro do Rio de Janeiro. TRE-RJ realiza auditoria de urnas para comprovação da segurança eleitoral
Acontece neste sábado (5) a definição das 43 seções eleitorais cujas urnas passarão por dois tipos de auditoria para comprovar a segurança do processo eleitoral. A audiência pública acontece no Palácio da Democracia, no Centro do Rio de Janeiro, que abriga a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).
As urnas passam por testes de integridade e autenticidade.
A definição das urnas acontece por meio de sorteio, transmitido nas redes sociais do tribunal, e também por meio de solicitações do Ministério Público (MPRJ), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e dos representantes dos partidos políticos.
O Estado do Rio de Janeiro conta com 13 milhões de eleitores, sendo 5 milhões deles na capital.
Sorteio de urnas que passarão por auditoria acontece na sede da Justiça Eleitoral, no Centro do Rio de Janeiro
Reprodução/ TV Globo
De acordo com o TRE-RJ, as auditorias das urnas têm como objetivo garantir a transparência, segurança e legitimidade do processo eleitoral. O resultado do teste deve mostrar que elas funcionam corretamente e que os votos registrados refletem os votos que são depositados.
A partir de 12h, as urnas sairão de um depósito na Zona Sul da cidade e encaminhadas para os locais de votação.
Acompanhe aqui, no domingo, todos os detalhes da apuração em tempo real
Detalhe da urna eletrônica
Reprodução/TV Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.