AVISO GERAL aos brasileiros que trabalharam de carteira assinada em 2021 acaba de ser confirmado

Confira agora esta confirmação para os brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2021

No Brasil, a carteira de trabalho assinada é um documento obrigatório para comprovar a relação de emprego formal entre trabalhador e empregador. O registro na carteira assegura direitos trabalhistas ao empregado, como salário mínimo, férias remuneradas, 13º salário, entre outros.

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa e garantir acesso a benefícios sociais. É um abono salarial pago anualmente aos trabalhadores que atendem aos requisitos, como ter carteira assinada e remuneração média de até dois salários mínimos no ano anterior.

Carteira de trabalho sendo assinada - Foto Reprodução Internet
Carteira de trabalho sendo assinada – Foto Reprodução Internet

Como saber se tenho direito ao PIS?

Para receber o PIS, o trabalhador deve estar cadastrado no programa por pelo menos cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior. Além disso, é necessário receber até dois salários mínimos no período e estar com os dados corretamente informados no RAIS pela empresa.

O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com um calendário baseado no mês de nascimento do trabalhador e é necessário ter uma conta corrente ou poupança na instituição para receber. O valor do PIS corresponde a um salário mínimo e o extrato pode ser consultado na Caixa.

Caixa Econômica Federal – Foto Reprodução Internet

Existem diversas formas de consultar o PIS. É possível acessar o site da Caixa, informar o NIS ou CPF e a senha cadastrada, ou ligar para o número 0800 726 0207. Também é possível comparecer a uma agência da Caixa. O aplicativo CAIXA Trabalhador também permite a consulta. Para consultar o NIS, é preciso acessar o site do CadÚnico, preencher os dados e clicar em Consultar NIS.

Como fazer Carteira de Trabalho Digital?

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital, é necessário baixar o aplicativo e criar uma conta no Gov.br. Em seguida, é preciso liberar o acesso aos dados pessoais, utilizando o CPF. O aplicativo irá criar a conta com os dados já cadastrados pela Receita Federal.

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