Quem foi Domingos Radin

Domingos Radin, o popular “Minca”, era natural de Anita Garibaldi (SC). Nasceu dia 10 de dezembro de 1939. Chegou em Beltrão em 1948, tinha 9 anos, foi morar no Bairro Alvorada. Com 14 anos já trabalhava de sapateiro e fazia selas.  Dia 24 de abril de 1965 casou com Neci Aparecida Kill, que é natural de Lages (SC). Após o casamento, Domingos morou um ano com seus pais, Ângelo e a Maria Radin. Eles tinham a Churrascaria Radin, em frente onde hoje está o  Edifício Fabris. Em 1966 nasceu a primeira filha, a Silvânia. Neste mesmo ano mudaram para o Aeroporto, Km 4, onde hoje é o Bairro Bom Pastor.

Foram cuidar da chácara do Balduíno Daros, seu cunhado, que era casado com a  Theolinda Radin sua irmã. Depois nasceu o Sidnei e a Simoni. Na  época, no Km 4, moravam  as famílias  Andrade, Lara, Graciane, Cezari, Antonelli, Picolotto, Girardi e Donadel. Domingos sempre foi  uma pessoa  honesta e religiosa,  nunca se viu falar que um dia ele tivesse alguma encrenca com  vizinhos.

Domingos Radin *10/12/1939 +09/09/2020.

Ele era ao contrário, estava sempre pronto para ajudar todo mundo, vivia  com muita simplicidade e humildade. Em 1985, Domingos  ganhou um vizinho novo, o Vilmar Perondi e sua esposa, a Judite. Desde o  primeiro momento que se conheceram, sempre se  deram bem e tinham os mesmos objetivos, queriam ver a comunidade crescer. Vilmar comenta que muitas vezes faltava dinheiro para fazer uma festa ou um torneio de futebol para a comunidade, Domingos emprestava do seu e ficava muito feliz em poder ajudar. Quando era dia  de festa, era o primeiro a chegar para trabalhar e o último a sair, pois era o responsável por temperar e assar as carnes.

Domingos era apaixonado por futebol. No ano 2000, Neci e Domingos saíram da chácara do Balduino e foram morar com a filha Simoni e o genro Claudemir Cezar. Sua casa ficou ainda mais perto da comunidade. Infelizmente, no dia 9 de setembro de 2020 ele faleceu, deixando um grande vazio para a família e toda a comunidade. A sugestão de pôr seu  nome do Centro de Eventos Novo Mundo foi do Vilmar Perondi.

A ideia foi aprovada pelo vereador Dile Tonello e Adriano Daros, seu sobrinho. Mesmo assim, Vilmar fez uma pesquisa, conversou com mais de 90 pessoas. Nenhuma delas  teve  dúvidas, foi aprovada por todos. Neci diz que ficou muito feliz quando foi informada da notícia pelo Vilmar Perondi e o Jair Radin, presidente da Associação de Moradores, que falaram da unânime aprovação. Neci agradece a toda a comunidade pela consideração e o reconhecimento que  tiveram por  Domingos.

Vilmar finaliza e diz que essa é uma  homenagem muito merecida por tudo que o Minca sempre fez pela comunidade.

O post Quem foi Domingos Radin apareceu primeiro em Jornal de Beltrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.