PL bolsonarista: Abril chega ao fim e João Maia continua na direção do partido, a contragosto de Rogério

O mês de abril chega ao fim amanhã, e o deputado federal João Maia ainda continua presidente do PL no Rio Grande do Norte. O presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, não cedeu às pressões do senador Rogério Marinho, que quer logo assumir o controle da sigla, destituindo o deputado mais votado do partido, com 104 mil votos.

Há semanas que este imbróglio de demarcar espaços vem rolando. Em meio a isso, as articulações de Rogério Marinho para virar presidente do PL no Estado não foram bem recebidas por João Maia. Nos últimos anos, ele segurou a bandeira do partido e sempre fez a sigla ter representação federal e estadual. A prefeita Shiley Targino (Messias Targino) acumula hoje a função de tesoureira e presidente do PL Mulher. Na Assembleia Legislativa, apenas o deputado Coronel Azevedo deve seguir a tendência de pautas nacionais no Estado, como já fazem os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves. Rogério alega que precisa radicalizar e colocar o PL potiguar com as bandeiras bolsonaristas.

A deputada estadual Terezinha Maia e o colega Neilton Diógenes estão se aproximando da governadora Fátima Bezerra (PT) e não vão acompanhar as pautas radicais e bolsonaristas que Rogério vai adotar. Tudo já foi levado para a mesa de Valdemar Costa Neto. O presidente nacional da sigla até pediu para aguardar o fim da vigência do atual diretório, em fevereiro de 2024, mas Rogério quer assumir logo.

RECOLHIDO.

O deputado federal João Maia não fala sobre a sua saída do comando do PL no Estado. Ele prefere o silêncio, mas já disse aos mais próximo que ficou magoado com o comportamento do senador Rogério Marinho. Ontem em Caicó, João não participou da assinatura da ordem de serviço para a revitalização da Praça da Catedral de Sant’Ana. Foi representado pela esposa, a prefeita Shilery Targino, presidente do PL Mulher. João anda se recuperando da saúde.

BALANÇO.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), esteve ontem com o secretariado para fazer um balanço no Palácio Felipe Camarão. Falou da engorda e do enrocamento da praia de Ponta Negra e das obras de revitalização da orla da Redinha. Também chamou a atenção para os buracos nas avenidas e bairros da capital potiguar. E a questão das UPAs e postos de saúde, que vêm enfrentando críticas.

CASAMENTO NÃO!

O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, pediu explicações sobre a formalização do casamento entre o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, e uma adolescente de 16 anos. A união teria sido celebrada pela vice-prefeita de Araucária, Hilda Lukalski Seima (PSD), que é a responsável pelo cartório do município, mas que oficialmente está afastada das atividades notariais e de registro por causa do cargo eletivo.

NA TORCIDA.

Assuntos políticos não estiveram na pauta. Mas, pelo menos dois auxiliares do Palácio Felipe Camarão hoje torcem para uma união de Álvaro Dias com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT): o diretor da Funcarte, Dácio Galvão, e o assessor Jorge Cunha, escudeiro do saudoso pai de Carlos, Agnelo. Jorge e Dácio são a cara do ex-prefeito na mesa do Salão Nobre da prefeitura.

O NOME E O TÉCNICO.

A fonte agripinista errou ao trocar nomes e funções que serão nomeadas para a coordenadoria estadual do Dnocs-RN. O técnico Francisco Igor Aires Nunes, filho de uma vereadora de Pau dos Ferros, vai ficar na equipe técnica. O comando do órgão será do deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). O escolhido para a vaga já tem currículo entregue: o advogado Leonardo Ximenes, assessor jurídico da Câmara Municipal de Natal. Nome ligado a Paulinho e à vereadora Nina Souza (PDT).

FUTURO?

Assessor parlamentar do saudoso ex-deputado estadual Raimundo Fernandes, Júnior Colaça assinou a ficha do PT e postou foto ao lado do deputado federal Fernando Mineiro. Júnior anda procurando “projetos futu- ros”. Não sabe se será candidato a prefeito em Riachuelo, ou se continua na luta para conseguir um espaço no gabinete de algum parlamentar. “Muito RN pela frente”, ele postou. Será que Colaça sonha em tentar substituir Raimundo na Assembleia Legislativa?

HERDEIRA.

Se depender da ex-deputada Nirinha Fernandes e da filha Patrícia, a herdeira política do velho líder do Alto Oeste Potiguar será a médica Beatriz Fernandes. No Instagram do saudoso ex-deputado, há fotos e vídeos dele com a neta. Recados?

ASSÉDIO NA PETROBRAS?

Mulheres relatam rotina de assédio e ambiente hostil na Petrobras. “Dormia com chave de fenda para me proteger”, diz uma funcionária. Outra teve vídeos íntimos compartilhados em e-mails corporativos; outra relata perseguição em plataforma. Um empregado denunciou colegas à Ouvidoria por oferta de promoção em troca de favores sexuais. Depoimentos como esses foram ouvidos pelo jornal O Globo e revelam que os casos de assédio sexual na Petrobras já acontecem há mais de uma década. A cultura corporativa da empresa pouco mudou.

RELATOS.

Há relatos sobre funcionários homens que ligam de dentro da plataforma para as mulheres enquanto se masturbam, enviam mensagens de teor sexual nas redes sociais e tentam beijar à força trabalhadoras, além de constrangimentos no dia a dia, que configuram assédio moral. Os relatos foram confirmados por oito pessoas ouvidas pela reportagem, entre funcionários e ex-empregados da Petrobras ou de terceirizadas, que descrevem um ambiente de trabalho hostil às mulheres.

RADIAÇÃO.

Servidores que trabalham no setor de raio-X da Maternidade Araken Irerê Pinto, em Natal, estão vulneráveis à radiação porque o setor não está devidamente isolado com chumbo, denunciam os trabalhadores. De acordo com um técnico de radiologia que atua no local, um vidro que foi instalado no setor deveria ser composto por chumbo para garantir a proteção dos trabalhadores, mas não é. Os técnicos denunciam, também, “gambiarras” em equipamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.