Vereador de Curitiba é criticado após dizer que hip hop tem ligação com o crime e é racista


Falas foram feitas em votação de moção que reconheceria o hip hop como patrimônio cultural de Curitiba. Parlamentar foi alvo de crítica de parlamentares e único contrário à moção. Eder Borges (PP)
Reprodução/ CMC
Durante uma votação para reconhecer o hip hop como patrimônio de Curitiba, o vereador de Curitiba Eder Borges (PP) vinculou o estilo musical à criminalidade e ao racismo.
“Hip Hop tem uma raiz racista”, disse. “É uma péssima influência para os nossos jovens e tem uma história ligada à bandidagem”, completou. “Exalta a pobreza e faz apologia ao crime”.
A fala foi feita em uma sessão da câmara na terça-feira (25) durante a votação da moção que apoiaria o reconhecimento do hip hop como patrimônio imaterial do Paraná, o que ajudaria em incentivo em verbas para eventos culturais na cidade.
Em seu discurso, ele ainda citou o texto de uma autora que não identificou e que fala sobre a cultura de branquitude da cidade e associou o hip hop como racista.
A fala do vereador gerou uma discussão entre os parlamentares e ele foi alvo de críticas. “O vereador Eder Borges trouxe a sua opinião de forma inadequada, deselegante, grosseira, discriminatória e todo mundo caiu”, disse o coautor da moção que reconhecia o estilo como patrimônio, Dalton Borba.
“É importante pontuar, houve falas racistas e nós temos que levar isso adiante”, disse a vereadora Giorgia Prates (PT).
O g1 acionou a câmara e o vereador Eder Borges, mas aguardava o retorno até a publicação.
LEIA TAMBÉM:
Justiça proíbe Curitiba de autorizar shows na Pedreira Paulo Leminski em dias de jogos decisivos ou clássicos de futebol
O que a reforma do Teatro Paiol diz sobre a preservação do patrimônio histórico de Curitiba? Saiba o que pensam especialistas
Priscilla Presley, viúva de Elvis, vai a Curitiba e visita filho que teve com brasileiro: ‘Queria trazer a minha mãe aqui para conhecer’, diz
VÍDEOS: mais assistidos do g1 Paraná
:
Leia mais notícias no g1 Paraná.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.