Sara Kali: conheça a história da ‘Padroeira do Povo Cigano’, que tem um dos maiores santuários em meio às montanhas de MG


O local fica em Pouso Alegre e é aberto a visitações. Atendimento espiritual também é realizado no santuário. Sara Kali: conheça a ‘Padroeira do Povo Cigano’, que tem santuário no Sul de Minas
Você já imaginou orar, refletir e agradecer em um dos maiores santuários espirituais do mundo? Pois é, no Brasil, mais exatamente em meio às montanhas de Minas Gerais, fica o santuário da ‘Padroeira do Povo Cigano’. Um lugar que liga você em um contato direto com a natureza em Pouso Alegre (MG), no Sul de Minas. (Conheça o santuário no vídeo acima)
O Santuário foi idealizado por Gilberto Rissato para prestar uma homenagem à Santa Sara Kali, protetora da maternidade e dos povos ciganos. O templo começou a ser construído em 2010 e foi inaugurado no dia 29 de março de 2020.
Sara kali, foi seguidora de Jesus e junto com Maria Salomé, Maria Jacobina e Maria Madalena. Sua história e seus relatos nunca foram escritos. Os ciganos não as escrevem, apenas passam elas de pais para filhos, de geração para geração.
Segundo Marco Sartori, representante do santuário, o local recebe os devotos de todos os credos e religiões, para meditar, orar, pedir e agradecer. Um momento de entrar em comunhão com a natureza.
“O objetivo deste Santuário é abrigar os peregrinos da fé, sem distinção de credo religioso, raça, cor da pele, partido político ou outros segmentos que promovem a separação entre os homens. Neste lugar, os devotos de Sara Kali podem harmonizar seus corações e expandir a fraternidade, expressar sua fé e fazer seus pedidos e agradecimentos”, explica Marco.
O representante ainda informou que o lugar é o maior santuário da padroeira do povo cigano do mundo. O local tem mais de 16 hectares, o que equivale há aproximadamente mais de 16 campos de futebol.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
O Complexo do Santuário Sara Kali é composto por uma gruta e um espaço de atendimento espiritual. Além disso, existe também no local um mirante em homenagem à padroeira e em breve será construída a Catedral de Sara Kali.
Conheça abaixo como é cada local do santuário, os horários de funcionamento e de atendimento espiritual, a oração e a história da padroeira.
Gruta Sara Kali
A gruta é em homenagem à Santa Sara Kali e foi inaugurada no dia 22 de março de 2015, antes da inauguração oficial do santuário que aconteceu em 2020. É um local sagrado para beber da água que jorra das pedras e que se concentra sobre a Mandala Egípcia.
“É um lugar onde os visitantes podem fazer as suas orações, pedidos e agradecimentos. Além de beber da água sobre a Mandala Egípcia que está desenhada no chão com a estrela de 6 pontas, de 6 luas e ao centro o Olho de Hórus, que é o olho que tudo vê e sob o Cristal que possui propriedades curativas”, conta Marco.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Espaço Guaraci de atendimento espiritual
O local também tem o Espaço Guaraci de Atendimento Espiritual, que foi inaugurado no dia 29 de março de 2020 em homenagem ao Caboclo Guaraci. O atendimento é gratuito e segundo o santuário é composto por pretos velhos, caboclos, índios, xamãs, boiadeiros, baianos, jangadeiros e tantos outros.
“Os irmãos trabalham de forma simples para passar seus conhecimentos e libertar os males que afligem as almas de cada um”, afirma Carlos.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Confira os horários de atendimento espiritual:
Quarta-feira às 19h
Sábado às 10h
Sábado às 15h
Mirante Sara Kali
Além da gruta, o local tem o mirante em homenagem à Santa Sara Kali, que foi concretizado no ponto mais alto do Instituto Colônia Esperança e concretizado no dia 20 de maio de 2018, antes também da inauguração oficial do espaço.
É preciso percorrer 269 degraus para chegar até lá. A imagem da Santa Sara no mirante tem 14 metros de altura, da base ao topo. Durante o caminho o visitante poderá descansar nos floridos jardins e receber a energia do local.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
“O Mirante é um portal de luz, um lugar onde os fiéis podem encontrar paz e cura, tanto para o corpo, quanto para o espírito. A imagem dourada de sete metros de altura sobre a colina, contrastando com o céu numa plataforma de mais 6 metros, totalizando 14 metros, chama a atenção dos visitantes por suas dimensões “, explica Marcos.
Ainda segundo o representante do santuário, Marco Sartori, em torno do mirante há uma escadaria em formato de cálice para que as pessoas possam se aproximar da santa. “O formato faz referência a um símbolo cigano de renascimento e imortalidade. Há também ao pé da plataforma um grande cristal, de quartzo rosa doado por uma fiel”.
O Cristal de Quartzo Rosa
No santuário também tem o cristal de quartzo rosa. O santuário informou que este local é um grande gerador de energia do amor fraternal e de purificação. Não por acaso, seu formato lembra um coração, representando assim o Coração de Cristo.
“As sodalitas ao redor, representam os 12 apóstolos em sua missão de levar ao mundo a mensagem que o Cristo nos deixou sobre o amor universal, assim como a missão de nossa Casa”, conta Marco.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Imagem Arcanjo Miguel
Já na praça de eventos, fica a imagem do Arcanjo Miguel. Essa imagem foi inaugurada em 26 de junho de 2022, simbolizando a proteção do local e com o objetivo de repelir qualquer vibração que não esteja de acordo com a do santuário. Além da proteção, Arcanjo Miguel atua em todos os níveis da justiça divina, na superação dos medos e no fortalecimento da alma.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Leões da Tribo de Judá
Neste ano de 2023, no dia 26 de fevereiro, aos pés do mirante, foram colocadas as imagens de dois leões fazendo referência ao leão da Tribo de Judá, que é o Cristo.
“O leão, em si, representa a proteção do local e é a mais poderosa das feras, o rei. Então, é a proteção do portal que se forma ali no mirante”, explica Marcos.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Onde está localizado o santuário?
O Santuário Sara Kali fica na Estrada Municipal dos Ferreiras, Bairro dos Ferreiras, próximo à Rodovia Fernão Dias – Km 865 em Pouso Alegre ( MG).
Visitações do local:
Os dias e horários de visitação são: de terça a domingo, das 9h às 18h.
O representante do santuário, Marco Sartori, ainda relata a importância do local que além da homenagem a Sara Kali, por toda sua trajetória de vida, é oferecer aos fiéis “um local para orar”.
“Em contato com a natureza e abrigar os peregrinos da fé, sem distinção de credo religioso, raça, cor da pele, partido político ou outros segmentos que promovem a separação entre os homens. Neste lugar, os devotos de Sara Kali podem harmonizar seus corações e expandir a fraternidade, expressar sua fé e fazer seus pedidos e agradecimentos”, finaliza Marcos.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Conheça a História de Sara Kali, a Padroeira do Povo Cigano
Desde sua infância, Sara tinha muitas intuições e passava por situações nas quais utilizava sua sensibilidade. Ela conheceu as palavras do Cristo por meio das palestras de João e nunca parou de estudá-las, pois, acalentava seu coração e ainda muito jovem tornou-se seguidora dele.
A promessa
Sara, junto com Maria Salomé, Maria Jacobina, Maria Madalena e outros seguidores do Cristo, foi jogada ao mar, para que morresse de sede e de fome. Como ela conhecia as palavras do Cristo e as seguia, começou, juntamente com as Marias a orar com muito fervor. Em meio aos louvores, Sara fez a promessa de usar um lenço em homenagem ao Cristo caso fossem salvos.
O milagre
Assim, Sara Kali, sem duvidar, colocou o manto e naquele momento os ventos começaram a soprar em águas mansas e esse barco foi levado suavemente, como se estivessem sobre as nuvens, sem tempestades. E eles conseguiram desembarcar em uma terra chamada Petit Rhône, hoje conhecida como Saint Marie De La Mer, que significa “Santas Marias do Mar”, em homenagem a este acontecimento.
A ligação com os povos ciganos
Lá, cada um seguiu seu caminho, e Sara seguiu sua jornada. Primeiro em uma pequena gruta, onde acolhia viajantes e ciganos. Assim, identificou-se com a maneira livre e amorosa deste povo e viveu em função de ajudá-los e foi também acolhida por eles.
História
Sua história, seus relatos nunca foram escritos, pois os ciganos não as escrevem, apenas passam-nas de pais para filhos, de geração para geração. Sara Kali nunca mais tirou seu véu. Uma vida de penitências, de fé e de exemplo.
Em meio às montanhas de Minas Gerais fica o maior santuário do mundo da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Rafael Higa e Marcos Lopes
Conheça a Oração a Sara Kali
“Protetora do povo cigano, guardiã dos espíritos, guardiã da paz dos ciganos, tu que andaste pelo mundo e não foste compreendida pelos homens, mas recebeste do Cristo a unção e a missão de estar à nossa frente, de estar à frente do nosso trabalho nesta vida e em todas que vivemos na Terra, consertando nossos destinos, consertando o coração daqueles que entendem a virtude de um povo que quer trazer à Terra toda a sua alegria, toda a paz, toda a fraternidade que existem nas famílias ciganas.
Desce Santa Sara Kali, atenda toda esta gente. Tuas bênçãos, teu afago, tua unção de espírito de luz que tu és, para que aqueles que recebem um espírito cigano recebam-no em seus corações.“
Santuário da ‘Padroeira do Povo Cigano’
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.