#PazNasEscolas: ação promove mobilização social para discutir combate à violência no ambiente escolar


No Dia da Educação, a Fundação Roberto Marinho e mais de 150 parceiros oferecem cursos e programação educativa para promover a cultura de paz nas escolas. Dia da Educação: Fundação Roberto Marinho promove mobilização entre mais de 150 parceiros com a hashtag #paznasescolas
Reprodução
Em comemoração ao Dia da Educação, celebrado nesta sexta-feira (28), a Fundação Roberto Marinho e mais de 150 parceiros reforçam o apoio à hashtag #paznasescolas com o objetivo de fomentar a discussão de combate à violência no ambiente escolar e disseminar informação para o público.
Nesta data, três cursos on-line gratuitos serão oferecidos a educadores:
A escola que temos e a escola que queremos: enfrentamento da violência e do bullying nas escolas;
Crescer sem violência – redução de desigualdades, proteção básica e garantia de direitos para crianças e adolescentes;
Crescer sem violência – prevenção de violências contra crianças e adolescentes.
A iniciativa defende que sejam feitos uma série de reflexões e um esforço coletivo, de todos os setores da sociedade, na promoção de ações de uma cultura de paz nas escolas. Todas as informações podem ser encontradas no site www.diadaeducacao.org.
Um levantamento feito pela pesquisadora Michele Prado, do Monitor do Debate Político no Meio Digital da Universidade de São Paulo (USP), registrou 22 ataques a escolas entre outubro 2002 e março de 2023, sendo 11 (50%) só nos últimos dois anos.
Somados o caso de Blumenau e o ataque a faca no Rio de Janeiro (que não entraram no levantamento), os ataques de 2022 e 2023 já superam em número os ocorridos nos 20 anos anteriores.
Entenda o que é cultura de paz nas escolas
Os índices educacionais mostram um retrocesso importante e que as desigualdades sociais ficaram ainda mais evidentes por conta da pandemia. Muitos jovens hoje estão com a saúde mental abalada e precisam de ajuda para que possam prosseguir seus estudos e alcançar uma inclusão produtiva no mundo do trabalho.
🚀 Canal Futura
O canal Futura também disponibilizará conteúdos educacionais que abordam temas como racismo, mecanismos de escuta e participação, notificações de violência e trabalho infantil, violência armada e atendimento a vítimas e testemunhas de violência.
A promoção de uma cultura de paz nas escolas passa pela orientação e cuidados com o excesso de exposição online, a valorização da empatia entre crianças, jovens e professores e o permanente combate ao racismo, ao bullying e à violência em geral. Nossas ações da mobilização reforçam o apoio a estas agendas com materiais educativos.
Nesta sexta (28), o canal vai contar com uma programação especial voltada para o tema educação, incluindo a exibição da série “Prêmio Arte na Escola” e do documentário “Em busca das telas amigáveis”. Veja aqui a programação completa.
💡 Movimento LED
O Movimento LED — Luz na Educação, uma parceria entre a Globo, a Fundação Roberto Marinho e a Mastertech, foi lançado em 2022 e agora já está em sua segunda edição. Oitenta jovens já foram selecionados para a próxima etapa do torneio Desafio LED – Me dá uma luz aí!.
A proposta é premiar estudantes universitários que apresentem soluções criativas para problemas educacionais reais vividos dentro de escolas ou universidades. Serão distribuídos R$ 300 mil entre os finalistas.
Em 2023, o desafio é: “Qual parte do teu mundo educacional precisa de mais conexão? Lembre-se que ela pode ser digital ou não”. Os 80 selecionados passarão ainda por outras quatro etapas até o anúncio dos cinco finalistas no Festival LED, que vai acontecer nos dias 16 e 17 de junho no Rio de Janeiro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.