Dia do Trabalhador: saiba o que abre e o que fecha no Grande Recife


Celebrado em todo o mundo na segunda (1º), feriado terá mudanças no horário de funcionamento de shoppings, do comércio de rua e de repartições públicas. Movimentação foi grande no Centro do Recife
Marlon Costa/Pernambuco Press
Celebrado em todo o mundo no dia 1º de maio, o Dia Internacional dos Trabalhadores deste ano cai na numa segunda. Por conta do feriado, ocorrem mudanças no horário de funcionamento de shoppings, comércio de rua e repartições públicas no Grande Recife.
O g1 lista, a seguir, o que abre e o que fecha durante o feriado:
Comércio
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a maioria das lojas do comércio do Centro do Recife estará fechada.
Shoppings
Na segunda (1º), as lojas localizadas nos centros de compras ficarão fechadas. No entanto, as praças de alimentação e as atividades de lazer dos shoppings vão funcionar nos seguintes horários:
Recife: das 12h às 21h;
Guararapes: das 12h às 21h;
RioMar: das 12h às 21h;
Tacaruna: das 12h às 21h;
Plaza: das 12h às 21h;
Patteo Olinda: das 12h às 21h;
Paulista North Way: das 12h às 21h;
ETC: das 12h às 18h;
Recife Outlet: abre das 9h às 21h.
As salas de cinema funcionam conforme a programação dos filmes em cartaz.
Correios
Não haverá atendimento nas agências dos Correios na segunda (1º). As unidades que já atendem normalmente aos sábados vão funcionar no dia 29 de abril (confira endereços e horários na internet). Nesse dia, também serão realizadas atividades de entrega.
Além disso, a Central de Atendimento dos Correios (CAC) fica disponível no chat do site dos Correios, na seção “Fale Conosco” ou nos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.
O atendimento com operadores será retomado na terça (2), a partir das 8h.
Detran
Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão fechar na segunda (1º).
Cultura
Os espaços culturais mantidos pela prefeitura da capital pernambucana, como o Paço do Frevo e o Museu da Cidade do Recife – que normalmente não funcionam nas segundas-feiras – ficam fechados no Dia do Trabalhador.
Turismo e lazer
A ciclofaixa de Turismo e Lazer é montada, das 7h às 16h, no domingo (30) e na segunda (1º);
Os parques localizados no Recife abrem normalmente no feriado;
As unidades do Compaz e de Bibliotecas Pela Paz ficam fechadas, exceto o serviço de testagem para Covid-19 (no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, na Zona Oeste);
As 26 unidades da Academia Recife fecham na segunda (1º);
O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, na Zona Sul, também não vai funcionar no feriado;
O Jardim Botânico do Recife fica fechado no Dia do Trabalhador, assim como o Econúcleo do Parque da Jaqueira.
Procon
No dia 1º de maio não tem expediente na sede do Procon Recife, no bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, nem nos postos de atendimento nas unidades do Compaz.
É possível fazer denúncias ao órgão de defesa do consumidor pelo WhatsApp, no número (81) 3355 3286, ou no site. Outro canal disponível é o e-mail [email protected].
Emprego
As Agências de Emprego, as Escolas Profissionalizantes e as Salas do Empreendedorismo do Recife fecham na segunda (1º). Os serviços, incluindo os que são oferecidos nos Compaz, retomam na terça (2), das 8h às 16h.
Saúde
Os centros de vacinação bivalente contra a Covid-19 funcionam normalmente na segunda (1º), mas é necessário fazer o agendamento pelo aplicativo ou site do Conecta Recife.
O imunizante é aplicado nos centros montados em quatro shoppings da capital, conforme os horários de funcionamento de cada local:
Shopping Recife, em Boa Viagem;
RioMar Shopping, em Boa Viagem;
Shopping Boa Vista, na Boa Vista;
Shopping Tacaruna, em Santo Amaro.
A aplicação da vacina também é realizada no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, no bairro de Casa Forte, na Zona Norte, das 8h às 18h. As vacinas do calendário de rotina voltam a ser aplicadas normalmente em unidades de saúde do município na terça (2).
Para ser atendido nos centros de testagem para Covid, é preciso agendar pelo Conecta Recife, à exceção de idosos, gestantes e grupos de risco. No Dia do Trabalhador, os pontos funcionam das 8h às 17h nos seguintes locais:
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.
O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, na Zona Oeste, tem os serviços ambulatoriais suspensos em todo o feriadão, mas segue realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas.
O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado num anexo desse hospital, mantém atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem na rede municipal, com fechamento dos ambulatórios.
Para partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, ficam abertas as maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).
Também no dia 1º de maio, o Hospital Veterinário do Recife abre apenas para atendimentos de emergência, das 8h às 12h. Para vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, na Zona Norte, funciona das 7h às 19h.
Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) tem plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones (81) 3355-7705 e (81) 3355-7712.
Mulheres
A Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no bairro do Pina, ficam fechados;
O Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, no Centro da capital, abre normalmente e funciona 24 horas por dia, além de oferecer um canal de acolhimento para mulheres pelo WhatsApp, no número (81) 99488-6138;
O Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, funciona das 7h às 19h;
O disque-orientação, chamado de “Liga, mulher”, funciona das 7h às 19h, no número 0800 281 0107 (a ligação é gratuita).
Assistência social e direitos humanos
Os serviços de assistência social oferecidos nos seguintes locais não funcionam na segunda (1º):
Centros de Referência de Assistência Social (Cras);
Centro de Referência Especializado de Assistência Social Regional (Creas);
Central de Cadastro Único (CadÚnico);
Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP);
Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves;
Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife.
No Dia do Trabalhador, funcionam em regime de plantão:
Abrigo Noturno Irmã Dulce;
Casas de acolhimento institucional;
Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas).
No Centro do Recife, o Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de rua.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.