Cerca de 100 estruturas de barragens começam a ser fiscalizadas no Amapá


Vistorias serão realizadas até 29 de julho, como forma preventiva. Monitoramento integra o Plano nacional de Segurança de Barragens. Barragem em Pedra Branca
MP-AP/Divulgação
Mais de 100 estruturas com acúmulo de água, minérios e aproveitamento hidrelétrico começaram a ser vistoriadas no Amapá. As avaliações nas barragens serão realizadas em 13 locais e iniciaram nos municípios de Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari.
Técnicos do governo do Estado monitoram os locais para verificarem possíveis irregularidades. O trabalho segue até 29 de julho e é dividido em duas campanhas, sendo uma no período chuvoso e a outro no de estiagem.
O monitoramento integra o Plano nacional de Segurança de Barragens (PNSB). No Amapá, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) executa as ações preventivas, principalmente as que possuem comunidades que estão localizadas no curso dos rios.
As inspeções ocorrem de acordo com os riscos das barragens, como descreveu Thibério Carvalho, analista ambiental da Sema.
“Fazemos a inspeção de segurança e classificação de risco das barragens, de acúmulo de água de uso múltiplo nos 16 municípios do Estado”, informou o analista.
A fiscalização e a segurança de barragens em rios de domínio da União é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), que emitiu autorização de uso, com exceção das utilizadas para geração de energia elétrica.
Defesa Civil Estadual presta apoio nos monitoramentos
Renatta Santos/Sema
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.