Estado e Tribunal Regional do Trabalho firmam parceria para promover Feirão de Aprendizagem

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Assistência Social, Mulher e Família e Comunicação, e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) firmaram em reunião nesta quarta-feira, 26, uma parceria para promover em agosto, o 1° Feirão de Aprendizagem. O intuito é aproximar as empresas das organizações que capacitam o jovem aprendiz.

De acordo com dados da Auditoria Fiscal do Trabalho, em março deste ano aproximadamente 20.169 empresas catarinenses estavam obrigadas por lei a terem aprendizes em seu quadro funcional, disponibilizando 56.818 vagas. Porém, apenas 32.413 dessas vagas foram preenchidas, o que representa um percentual de 57%.

No encontro, a secretária da Assistência Social destacou a importância da união de esforços para o combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem em Santa Catarina. “Vejo que muitas vezes as iniciativas são isoladas e acredito que o caminho é mesmo esse trabalho conjunto entre Poder Legislativo, Executivo e Judiciário e as entidades que atuam com aprendizagem”, disse a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten.

Santa Catarina é o sexto no ranking dos estados com o maior número de cotas para jovem aprendiz e a intenção da parceria é fazer um grande evento para garantir que empresas se conectem com jovens e que isso possa aumentar o índice de preenchimento dessas vagas.

O desembargador do TRT, Narbal Fileti, também ressaltou a intenção de firmar parcerias para eventos e atividades conjuntas em outras datas, além da Semana de Aprendizagem, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em 18 de maio, e o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho. “Nós do TRT, ficamos muito felizes com essa parceria que será tão importante”, afirmou Narbal.

Participaram também da reunião, as juízas do trabalho, Zelaide de Souza Philippi e Maria Beatriz Gubert, as gestoras do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e o secretário de Estado da Comunicação João Evaristo Debiasi.

Texto: Helena Marquardt 
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Adicionar aos favoritos o Link permanente.