TCE fiscaliza condições de infraestrutura de 18 escolas no Tocantins


Operação Educação foi realizada em todo o país, que fiscalizou 1.110 escolas brasileiras. No Tocantins, o foco é na educação infantil. Em uma creche, os armários estão em situações precárias
Divulgação/TCE
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins fiscalizou a infraestrutura de 18 escolas, urbanas e rurais, uma em cada município do estado. A ação faz parte da Operação Educação, realizada em todo o país, entre esta segunda (24) e quarta-feira (26). O objetivo é analisar as condições estruturais das escolas públicas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No Tocantins, o órgão visitou escolas de educação infantil. “Em razão das prioridades elegidas para esse exercício, o TCE/TO focou na primeira infância”, destacou o auditor e diretor-geral de Controle Externo do TCE/TO, Dênis Araújo. A definição das escolas escolhidas é baseada em indicadores de criticidade quanto à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.
Geladeira estava sendo usada de armário em uma escola
Divulgação/TCE-TO
Nas visitas, foram verificados 193 itens, como a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula, quadras esportivas, e demais instalações prediais. O órgão ainda verificou questões ligadas à segurança e prevenção de incêndios, além de higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.
LEIA TAMBÉM
Alunos quilombolas se espremem em salas pequenas e sem banheiro, enquanto obra de escola está abandonada há 10 anos
Sem ônibus, mais de 100 estudantes que moram em chácaras estão sem ir para a escola em Palmas
Alunos da zona rural de Formoso estão há uma semana sem ir à escola por falta de transporte
Algumas das condições encontradas foram geladeira sem higiene e em péssimas condições de armazenamento; sala de aula com infiltração; botijão de gás dentro da cozinha e com armários estrutura precária; banheiro único para meninas e meninos em escola rural; sala de aula sem ventilar e com iluminação inadequada, entre outros problemas.
Em uma escola em Porto Nacional, banheiro estava sendo usado como depósito
Divulgação/TCE-TO
O TCE/TO está elaborando relatórios dessas avaliações, que vão ser submetidos à consolidação nacional, sob responsabilidade do TCE/SP. A partir dessa coleta de dados, o Tribunal de Contas da União vai propor, internamente, formas de resolver os problemas identificados durante as fiscalizações.
Em uma escola rural, só há um banheiro para toda a escola
Divulgação/TCE-TO
Os municípios selecionados foram Abreulândia, Araguatins, Axixá do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Dois Irmãos do Tocantins, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Paraíso do Tocantins, Piraquê, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Sandolândia, São Bento do Tocantins e Talismã.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.