“Sempre escolha ingredientes que você tenha trabalhado e tenha confiança”

“sempre-escolha-ingredientes-que-voce-tenha-trabalhado-e-tenha-confianca”


A chef especialista em entomofagia, Andreia Pimentel, de Campinas (SP), oferece dicas valiosas para os candidatos A chef Andreia Pimentel, diretora e gestora do Hub Gastronomia da PUC-Campinas, destaca dicas para os participantes do concurso Tá Combinado.
Crédito: Andreia Pimentel
A gastronomia é a prática e o conhecimento relacionados à arte da culinária. Essa arte é o estudo das relações entre a comida, a cultura e a sociedade. Cabe ao profissional unir os ingredientes de modo que se tornem resultados mais ou menos elaborados, originais ou básicos, mas sempre feitos com maestria.
A terceira edição do concurso Tá Combinado, lançada pela O.A. Eventos contando com a parceria e o patrocínio da rede de supermercados Savegnago é um concurso de culinária, onde os participantes deverão criar e enviar receitas que combinem com um tema sugerido semanalmente.
Para estimular os participantes a exercitarem a sua criatividade e mostrarem o seu talento na cozinha através do preparo de receitas deliciosas, a chef de Campinas (SP), Andreia Pimentel, diretora e gestora do Hub Gastronomia da PUC-Campinas, tem algumas dicas para oferecer.
Com formação pelo Instituto Le Cordon Bleu em Paris, na França, e em Lima, no Peru, Andreia Pimentel atua na área há 22 anos. Sua especialidade é a entomofagia, ato do ser humano de se alimentar de insetos, e recorda que o seu grande interesse pela gastronomia vem do preparo de pratos excêntricos.
“Escolhi a gastronomia por sempre gostar de pratos diferentes e exóticos, culinárias e culturas diferentes, e ,não menos importante, a formação empreendedora para negócios gastronômicos”, explica a chef.
Pratos exóticos: a chef Andreia Pimentel estuda o desenvolvimento de receitas com proteína de inseto desde 2003.
Crédito: Andreia Pimentel
Quando o assunto são os ingredientes a serem usados, a chef destaca a importância de escolher algo que o participante já tenha trabalhado e tenha confiança.
“Como base você deve usar sempre um ingrediente que conheça bem, com segurança você pode arriscar em molhos, recheios, ousar com equilíbrio e ter algumas combinações já testadas anteriormente gravadas em sua memória”, conta Andreia.
Para o empratamento, Andreia ressalta que o prato a ser servido funciona como uma tela em branco que o chef deve complementar ao longo do processo, mas deve ter cuidado para não haver nenhum exagero.
“Brinque com as cores e com o formato em que os alimentos são disponibilizados no prato. As cores são sempre bem-vindas, mas é preciso haver uma harmonização equilibrada. E, para isso, elas devem conversar com as texturas do prato”.
Para conquistar o sucesso em um concurso de culinária, a chef dá a seguinte dica:
“Se você quiser vencer um concurso, participe muitas vezes perdendo. Assim, você vai entender quais são as regras e as preferências do concurso. Não existe mágica, existe treino, concentração e conhecimento”.
Atente-se e coloque a mão na massa! Não deixe de se inscrever no concurso Tá Combinado!
Veja como se inscrever aqui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.