Lia de Itamaracá sugere encontro da ciranda com o soul de Jon Batiste e o funk de Anitta; ‘A ciranda é onde todo mundo dá as mãos’

lia-de-itamaraca-sugere-encontro-da-ciranda-com-o-soul-de-jon-batiste-e-o-funk-de-anitta;-‘a-ciranda-e-onde-todo-mundo-da-as-maos’


Após dois anos de conversas através de redes sociais artista pernambucana deve conhecer pessoalmente o músico norte-americano e propõe misturar os ritmos com o funk de Anitta. Cantora pernambucana Lia de Itamaracá
Ytallo Barreto/Divulgação
O encontro entre o músico norte-americano Jon Batiste e a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá deve finalmente acontecer este ano, quando o pianista de Nova Orleans (Estados Unidos) estiver em turnê pelo Brasil, no mês de maio.
Batiste – que desde 2022 externou publicamente o desejo de conhecer Lia e gravar uma composição com ela, voltou ao assunto esta semana em entrevista à jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo.
Falando sobre a carreira e sobre seu conhecimento sobre a música brasileira, Batiste revelou que foi convidado a cantar com Anitta e afirmou que gostaria de encontrar Lia de Itamaracá.
“O que eu queria mesmo era tocar com a Lia de Itamaracá”, disse o artista, à colunista da Folha.
O encontro do soul com a ciranda pode ganhar também uma participação do funk carioca, se a cantora Anitta topar o encontro, sugerido por Lia após saber da entrevista de Batiste.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Lia de Itamaracá e Jon Batiste têm conversado desde 2021, através das redes sociais. Batiste foi apresentado à ciranda de Lia pela percussionista brasileira Nêgah Santos – integrante da banda do norte-americano.
“Faz tempo que venho conversando com Jon e convidei ele para vir a Itamaracá. Vou ver se depois desse convite que ele fez, vou encontrar com ele este ano. Desde que a gente entrou em contato, tenho dito para vir conhecer a ciranda. E se Anitta também aceitar, vai ser muito bonito. Porque a ciranda é onde todo mundo dá as mãos, é onde todo mundo se une”, disse a cirandeira, patrimônio vivo de Pernambuco, em entrevista ao g1.
Quase uma octagenária – a artista completa 80 anos em 12 de janeiro de 2024 – Lia de Itamaracá está feliz com a agenda de shows lotada e com as diversas homenagens que tem recebido em vida.
Além da referência feita pelo músico americano, ela será tema de dois enredos de escolas de samba em 2024.
Na fim de semana, Lia esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro para acompanhar a criação dos desfiles da Nenê da Vila Matilde, na capital paulista, e da Império da Tijuca, no Rio de Janeiro.
“Ser homenageada por duas escolas poderosas, pra mim é dez! Eu tô gostando disso aí porque estão fazendo eu viva. Estão fazendo duas coisas boas pra mim. E as duas escolas estão maravilhosas”, disse a artista, revelando que as agremiações devem estar presentes na programação de aniversário dos seus 80 anos (veja abaixo) – planejada para acontecer nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá.
Lia disse que vai convidar Jon Batiste e Anitta para a festa. “Não sei se eles vão topar, mas são dois profissionais muito bacanas; quero me encontrar com os dois. Gostaria muito de conhecê-los”, complementa.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da artista pernambucana pode visitar a Ocupação Lia de Itamaracá – que já passou por São Paulo e agora está em cartaz no Paço do Frevo, até o dia 21 de junho.
A mostra reúne documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e recursos audiovisuais (videoclipes e imagens de apresentações de Lia pelo mundo), além de entrevista e um ensaio fotográfico inédito.
Quem é Jon Batiste
Jon Batiste agradece pelo prêmio de álbum do ano no Grammy 2022 (imagem de arquivo)
Rich Fury/Getty Images for The Recording Academy/AFP
Jon Batiste (Jonathan Michael Batiste) é um cantor, compositor e pianista norte-americano de 36 anos, conhecido principalmente por liderar a Stay Human – banda do programa de entrevistas “The Late Show with Stephen Colbert”, entre 2015 e 2022.
Batiste já tocou com nomes como Prince, Stevie Wonder, Willie Nelson e Lenny Kravitz, além de cantores de jazz, como Roy Hargrove, e blues, como Mavis Staples.
Em 2021, ganhou o Oscar de melhor trilha sonora original com o filme de animação “Soul”, pelo qual também foi premiado com um Globo de Ouro de Melhor Banda Sonora Original e com um Grammy de Melhor Trilha Sonora em Mídia Visual. No ano passado ganhou 5, das 14 indicações ao Grammy, incluindo a categoria Álbum do Ano, com “We Are”.
Jon Batiste se apresenta no festival C6 Fest – que acontece nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e entre os dias 18 e 20 de maio, no Rio de Janeiro, no Vivo Rio.
No Rio de Janeiro, o show de Batiste está programado para 19 de maio; em São Paulo, a apresentação está agendada para o dia 20 de maio.
Lia faz 80 anos em 2024
Para quem é patrimônio cultural vivo de Pernambuco, a festa de 80 aos não passará em branco e está sendo planejada desde já como um festival com três dias de programação.
Segundo o produtor Beto Hees, as homenagens a Lia de Itamaracá devem começar no dia do aniversário da artista, em 12 de janeiro, e prosseguir nos dias 13 e 14, com uma sequência de shows e também apresentações do projeto Som na Rural – de Roger de Renor e Nilton Pereira.
“A ideia é que tenha circo, tenha a Rural, música e cortejos, além deu uma ação ambiental na praia de Jaguaribe, que permaneça depois do evento”, explicou Hees.
Além da festa, Lia também lançará um novo álbum e um show – feitos em parceria com a cantora Daúde, que serão produzidos por Marcos Preto e Pupilo.
LEIA TAMBÉM
Ocupação Lia de Itamaracá chega ao Paço do Frevo com celebração à vida e obra da cirandeira
C6 Fest anuncia programação completa com Kraftwerk e Jon Batiste; veja horários
Lia de Itamaracá será enredo de escolas de samba do Rio e de São Paulo no carnaval de 2024
Segundo Beto Hees, em 2024 também estão previstos também o lançamento de uma coleção de moda inspirada na arte de Lia de Itamaracá; um projeto de Lírio Ferreira com cantoras pernambucanas interpretando as composições de Lia; além de uma série pra TV e um longa-metragem com previsão de lançamento para dezembro do ano que vem.
“Tudo isso é importante porque Lia não é mais de Itamaracá, nem de Pernambuco; ela agora é nacional. Uma merendeira, preta, na idade dela, é bonito ver esse reconhecimento”, completou Beto Hees.
Além de todas as homenagens, Lia de Itamaracá também está conciliando uma agenda cheia de shows no Brasil e no exterior. No primeiro semestre, as apresentações seguem no Brasil e no segundo semestre a cirandeira segue em turnê pela Europa.
Confira as datas dos shows de Lia de Itamaracá
05/05 – Show do projeto Lusofonia (Brasília)
10/05 – Show de lançamento do Catálogo no Paço do Frevo (Recife)
14/05 – Reabertura da Embaixada da Ciranda em Itamaracá
6 e 7/06 – Casa de Francisca (São Paulo)
08/06 – Festival Forró da Lua Cheia (São Paulo)
23/06 – Palco Devassa (Caruaru)
30/06 – Show São Paulo
14/07 – Cartagena (Espanha)
14/07 – Madri (Espanha)
21 e 23/07 – Koblenz (Alemanha)
22/07 – Suíça
27 e 28/07 – Cornwaal (Inglaterra)
29/07 – Womad Festival, em Malmesbury (Inglaterra)
02/08 – Dadputza e Brno (Hungria)
04/08 – República Tcheca
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.